Mesmo classificado, Villa vence Tupi fora de casa e se mantém na liderança da Primeira Fase
Com a classificação antecipada no Sábado, Leão jogou com tranquilidade em Juiz de Fora nesta manhã e soube o caminho certo para vencer o Galo Carijó e retomar a liderança do Mineiro Módulo II
O Leão não para de ir longe no Módulo II do Campeonato Mineiro! Mesmo com a vaga já garantida na próxima fase, o Villa Nova não quis saber de conversas e venceu o Tupi por 2×1 dentro da cidade de Juiz de Fora em uma partida que rolou de tudo e mais um pouco na Zona da Mata.
A vitória do fora de casa foi essencial para o Leão manter sua liderança que já dura Quatro rodadas seguidas após o término de cada uma, o Leão teve cautela e tranquilidade para construir a sua sexta vitória e ganhar mais motivação na luta pelo objetivo maior que é o acesso para a elite do Mineiro.
CENÁRIO ANTES DO JOGO
Antes de ir a campo neste Domingo de Manhã, o Leão viu um passo enorme ser dado na briga do acesso, com a derrota do Betim diante do Nacional de Muriaé no Sábado (21), o Villa conquistou a classificação de forma antecipada para a Quadrangular Final antes de entrar em campo, a torcida, os jogadores e demais membros da comissão recebiam a notícia de um mais caminho se traçando diante da grande campanha que o Villa Nova vem fazendo.
Para a partida, o Leão não contava com Diego Fumaça e Mateus Oliveira (Artilheiro da equipe) suspensos com o Terceiro cartão amarelo, e Wiliiam Júnior que foi liberado nesta rodada por conta do nascimento de seu filho.
Com o cenário de classificação definida, o time do técnico Cícero Júnior foi a campo com mais novidades, Bruninho e Yan Carlos retornaram de suspensão e foram titulares já de imediato e Adrian Gama começou como titular devido à ausência de William. No desenho tático mais surpresas, Cicinho optou por colocar Thiago Balaio como Lateral que costuma ser sua posição e Gabriel Carioca que geralmente atua tanto no lado Esquerdo na Lateral quanto na defesa jogou na função de Centroavante.
PRIMEIRO TEMPO
Na primeira etapa da partida, o Villa demonstrou bastante pouca disposição e agressão para buscar o gol e deixou o Tupi chegar bastante no ataque em especial pelo lado Direito do campo, o jogador Yan do Tupi foi bastante acionado ao decorrer da etapa e criou as oportunidades de gol do Galo Carijó.
Com a imposição do Tupi, O Leão criou suas oportunidades através do Contra-ataque e aproveitando toda falha e sobra de bola vinda dos alvinegros mas sem pressionar tanto ou ter chutes certeiros.
Aos 17 Minutos, em um recuo de bola na defesa do Tupi, Gabriel Carioca aproveitou a falha do goleiro que cometeu pênalti a favor do Leão, Yan Carlos foi para a cobrança, mas bateu fraco e rasteiro para a defesa do goleiro Ésio do Tupi, em seguida 2 minutos depois, Gabriel Carioca tomou a bola no meio-campo e chutou pelo lado esquerdo da área para grande defesa de Ésio, foram as melhores chances do Leão no Primeiro Tempo.
Aos 48 Minutos, uma polêmica foi provocada pelos jogadores do Tupi, após uma cobrança de falta venenosa do Tupi, Glaycon encaixou a bola e recuou seu corpo agachado para trás do Gol, deixa a bola em cima da linha junto ao braço, os Jogadores alvinegros reclamaram bastante que a bola teria entrado.
SEGUNDO TEMPO
Na segunda etapa, o jogo se movimentou bastante, o Villa Nova seguiu tendo a mesma tranquilidade da Primeira etapa e manteve a cautela, aproveitou melhor os erros do Tupi que vinham se desligando ainda mais no jogo.
Aos 6 Minutos de jogo, em cobrança de escanteio do Leão feita por Igor, houve desvio em direção à pequena área no lado esquerdo para chegar aos pés de Stockl empurrar em posição legal e abrir o placar para o Alvirrubro, foi o primeiro gol do jogador com a camisa do Villa.
Em lance aos 9 Minutos, Yan cometeu falta e levou amarelo, no mesmo minuto os jogadores Igor e Gabriel Carioca contestaram bastante e levaram o cartão também sendo três amarelos em um mesmo acontecimento, Igor e Carioca conseguiram cavar uma suspensão para o próximo jogo contra o Tupynambás na última rodada da Primeira Fase e estão garantidos na primeira partida da Quadrangular Final.
O Tupi tentava reagir estando atrás do placar para respirar em jogo e manter chances de classificação, até que aos 14 Minutos em cobrança de falta para a área do Leão, o Juiz marcou pênalti para o Galo após toque de mão de Stockl mesmo após a bandeirinha ter levantado a bandeira com marcação de impedimento, Esquerdinha foi para a cobrança e converteu.
Mesmo com o empate, não demorou muito para que o Leão tomasse as rédeas e mostrasse poder de reação, aos 17 Minutos após escapar da marcação do Tupi no lado extremo direito do ataque próximo da área, Bruninho avançou e achou Codó dentro da grande área para o mesmo pegar, dominar e mandar a bola no canto do gol para marcar o segundo gol do Villa no jogo e o segundo do Lateral na competição.
Com o placar a favor do Leão, o Tupi se desligou totalmente e perdeu a intensidade da partida, sem criatividade e com o desânimo da eliminação batendo na porta, o Villa seguiu desfrutando dos erros da equipe de Juiz de Fora e se impôs diante do adversário de forma tranquila, seguindo criando jogadas e seu ritmo nos contra-ataques.
LIDERANÇA RETOMADA E TUPI ELIMINADO
Com a vitória dentro do Estádio Mário Heleno, o Leão do Bonfim retomou a liderança da Primeira Fase que havia sido tomada temporariamente pelo Nacional após bater o Betim um dia antes, o Villa é o clube com mais vitórias dentro do Campeonato Mineiro Módulo II com 6 Vitórias feitas e segue tendo o melhor ataque da competição com 15 Gols marcados.
O Tupi teve suas chances de classificação para a Quadrangular Final zeradas totalmente e a equipe está eliminada, o clube irá amargar o Terceiro ano seguido no Módulo II após ter sido rebaixado da elite do Estadual em 2019, o clube vive crise política constantemente desde o ano de sua queda que se reflete bastante dentro do campo.
O Villa entra em modo de preparação para a Quadrangular Final que tem previsão de começar no dia 4 de Setembro, antes disso o Leão tem compromisso pela 11ª e última rodada da Primeira Fase no próximo Sábado (28) contra o Tupynambás às 15:00 em jogo que pode definir a liderança simbólica da fase.
O Tupynambás também já está garantido na Quadrangular Final junto ao Villa Nova e Nacional de Muriaé, a última vaga pode ser definida ainda nesta penúltima rodada caso o Democrata/GV vença o Guarani.