sábado, novembro 23, 2024
2022NotíciasTime Principal

Villa Nova é batido pelo Athletic Club e conclui primeira fase do Campeonato Mineiro na 6ª posição

Agora, o Leão concentra suas atenções no Troféu Inconfidência; o Villa enfrentará o Democrata de Governador Valadares na semifinal

Athletic Club 1x0 Villa Nova 19/03/2022
Foto: Henrique Chendes

Garantido nas semifinais do Troféu Inconfidência e no Campeonato Brasileiro Série D de 2023, o Villa Nova viajou a São João del Rei para enfrentar o Athletic nesse sábado (19) e perdeu por 1×0, gol solitário de Antônio Falcão. Mesmo com a derrota, o Leão do Bonfim concluiu a fase classificatória do Campeonato Mineiro Módulo I na 6ª colocação, ou seja, a equipe nova-limense segue com a vantagem do mando de campo para o jogo de volta da semifinal do Troféu Inconfidência.

Já classificado às semifinais do Campeonato Mineiro, o Athletic Club entrou em campo com um time misto, visando a disputa da fase final a partir do próximo meio de semana – entre suspensos e poupados, oito jogadores que atuaram em Poços de Caldas não começaram jogando nesse sábado. Por outro lado, o Leão do Bonfim veio ao gramado com força máxima, e por um motivo justo: caso obtivesse a vitória, o Villa Nova teria a vantagem de disputar a final do Troféu Inconfidência dentro do Castor Cifuentes caso chegasse a final do torneio.

PRIMEIRO TEMPO
O primeiro lance de perigo aconteceu logo no minuto inicial de jogo. Em uma boa descida pelo lado esquerdo, Nathan caiu na área e pediu pênalti a favor do Athletic. Os ataques pelas laterais foram bastante explorados pela equipe de São João del Rei no primeiro tempo, além da ideia de muitos toques de bola na expectativa de encontrar um espaço. No entanto, a defesa armada pelo técnico Cícero Júnior em seu reencontro com a equipe alvinegra fez seu papel. O time do Villa Nova esteve decidido a sair no contra-golpe e encontrou boas oportunidades.

Aos sete minutos, Thiago Mosquito encontrou uma bola na grande área e mandou com perigo à direita da meta defendida por Lee. Sete minutos depois, uma cobrança de escanteio de Danilo Belão quase foi direto para o gol, uma bola bem defendida pelo goleiro do Athletic Club. Na sequência, Ricardo Oliveira chutou forte e Glaycon agarrou sem dificuldades. O goleiro do Villa também trabalhou aos 30 minutos, após um chute de longa distância de Alason Carioca. O arqueiro villa-novense espalmou em dois tempos antes de mandar para escanteio.

De modo geral, o primeiro tempo foi amarrado e com muitas paralisações. Michael Paulista e Gabriel Nunes, ambos do Athletic, saíram por motivo de lesão e foram substituídos por Antônio Falcão e Sidimar. Um princípio de confusão após uma dividida entre Lucas Hipólito e Gabriel Nunes e outro após uma falta de Nathan em Gustavo Crecci também devem ter influenciado o árbitro Antonio Márcio Teixeira da Silva a conceder cinco minutos de acréscimo.

SEGUNDO TEMPO
O segundo tempo começou morno, mas mudou de situação aos quatro minutos. Em uma troca de passes na defesa villa-novense, Diego Landis recua para Glaycon que perde a bola para Ricardo Oliveira. Na sobra, Antônio Falcão manda para o fundo do gol na segunda tentativa de chute, abrindo o marcador para o Athletic Club. O clube de São João del Rei seguiu pressionando e teve outra chance perigosa aos oito minutos, desta vez com Alason Carioca.

Embora tivesse um certo espaço pela lateral-esquerda e que foi explorado por Lucas Hipólito, o Villa Nova criou pouco. Perto dos 15 minutos da etapa final, Cícero Júnior sacou Gabriel Furtado (machucado) e Leandro Salino, inserindo Kadu e Alessandro Vinícius no jogo. Quatro minutos depois, em um rápido contra-ataque, Nathan é derrubado por Branquinho. O atacante villa-novense havia acabado de receber o primeiro cartão amarelo e recebeu o segundo após a falta. Pendurado, o jogador está fora das duas semifinais do Troféu Inconfidência.

Com um a mais, o Athletic Club manteve a posse de bola com facilidade. O time do Villa Nova parece ter sentido o gol sofrido e demorou para mudar de postura. Já no final do jogo, sob a fraca iluminação do Estádio Joaquim Portugal, o Leão do Bonfim teve uma sequência de faltas e escanteios. Coube ao goleiro Lee afastar todas as bolas e garantir o triunfo do clube de São João del Rei.

PRÓXIMO COMPROMISSO
Classificado para o Troféu Inconfidência, o Villa encara agora o Democrata de Governador Valadares pelo jogo de ida da semifinal. O duelo será no estádio Mamudão na quarta-feira (23) e o horário ainda será definido. Vale lembrar que o Villa possui a vantagem do empate na soma dos placares, ou seja, pode se classificar à final do Troféu Inconfidência com dois empates.

FICHA TÉCNICA
Athletic Club 1×0 Villa Nova
Campeonato Mineiro Módulo I 2022 – 11ª rodada
Data: 19/03/2022
Horário: 16h30
Público: 1965 presentes
Estádio: Joaquim Portugal (Arena Unimed), São João del Rei
Árbitro: Antonio Márcio Teixeira da Silva
Assistentes: Luiz Antônio Barbosa e Samuel Henrique Soares Silva

Gols: Antônio Falcão (ATH, 4’/2T)
Cartões amarelos: Nathan, Ricardo Oliveira (ATH), Branquinho, Wesley (VIL)
Cartões vermelhos: Branquinho (VIL)

ATHLETIC CLUB
Lee, Gabriel Nunes (Sidimar), Edson, Victor Sallinas e Nathan; Diego Fumaça (Miguel), Kadu e Michael Paulista (Antônio Falcão); Alason Carioca (Mariano), Ricardo Oliveira e Douglas (Vinícius Silva)
Técnico: Roger Silva

VILLA NOVA
Glaycon, Danilo Belão, Diego Landis, Gabriel Furtado (Kadu) e Lucas Hipólito; Wesley, Leandro Salino (Alessandro Vinícius, depois Bruninho) e Gustavo Crecci (Bruno Ribeiro); Branquinho, Renan Mota e Thiago Mosquito (Pedro Rodrigues)
Técnico: Cícero Júnior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *