Arbitral do Campeonato Mineiro 2022 mantém regulamento da Primeira Fase e determina datas de disputa
Arbitral desta Terça-feira (16) determinou 14 datas de realização das partidas e mudança somente na Final do Campeonato, tabela deve ser lançada no fim do mês
O Villa Nova e mais 11 clubes do Campeonato Mineiro se reuniram através de representantes das equipes na tarde desta Terça (16) para o arbitral que determina sobre a competição em 2022, a edição que marca o retorno do Leão do Bonfim após o título do Módulo II e o acesso para a elite tem previsão de começar no dia 26 de Janeiro e irá até o dia 3 de Abril. Os clubes participantes são: VILLA NOVA, Athletic Club, América, Caldense, Atlético, Patrocinense, Cruzeiro, Democrata/GV, Pouso Alegre, Tombense, Uberlândia e URT.
REGULAMENTO
O atual formato da Primeira Fase se mantém normalmente, o mesmo é considerado “referência” dentre os Estaduais do Brasil, onde os 4 Primeiros se classificam para a Semifinal do Mineiro, e do 5º até o 8º Lugar disputam o Troféu Inconfidência também em formato mata-mata e final única, onde o campeão fica na fila de espera por uma vaga na Copa do Brasil caso algum dos classificados da Semifinal do Mineiro consiga vaga direta na 3ª Fase do torneio nacional.
A única alteração ocorreu na Final da competição, a decisão que tradicionalmente ocorria em partidas de Ida e Volta agora será em partida única, a alteração foi proposta pela Federação e colocada em pauta no arbitral para votação, tendo aprovação da maioria dos clubes dentro da reunião, somente o Atlético/MG foi contra, o árbitro de vídeo somente na Semifinal e na Final do campeonato foi mantido.
DISPUTA DE VAGA PELA SÉRIE D 2023
Lembrando que o Campeonato Mineiro é a porta de entrada para o Campeonato Brasileiro da Série D aos clubes sem divisão garantida no ano de 2023, oito equipes se encaixam neste cenário disputam três vagas para a competição nacional: clubes participantes são: VILLA NOVA, Athletic, Caldense, Patrocinense, Democrata/GV, Pouso Alegre, Uberlândia e URT, lembrando que Caldense, Pouso Alegre e URT jogam a Série D em 2022.
Para classificar para a Quarta Divisão nacional, é necessário estar entre os três melhores clubes da Primeira Fase que não possuem divisão no Campeonato Brasileiro de 2023, o Villa Nova está fora do cenário nacional desde 2020, quando disputou a Série D daquele ano após desistência da Patrocinense.
TRANSMISSÃO DO CAMPEONATO
Ainda não foi definido sobre a questão da transmissão do torneio para 2022 de forma geral, segundo Leandro Barbosa (Diretor de Competições da FMF) em entrevista para a rádio “98FM”, ainda ocorre a avaliação de propostas que estão “na mesa” da Federação e o levantamento de outras principalmente para a TV Aberta, e logo após deverão ser apresentadas aos clubes.
TABELA DE JOGOS EM BREVE
A tabela das partidas que irá definir qual será o caminho do Villa Nova no Campeonato Mineiro deverá ser lançado somente no final do mês, com previsão de ser lançada até o dia 26 de Novembro, quando faltará 60 dias para o início do Estadual.
Pingback: Federação divulga tabela e Villa Nova conhece seu caminho no Campeonato Mineiro 2022; confira – Portal Villa Nova