Crônica do Leão – “Mui Amigos”
** As crônicas e colunas individuais, em caráter opinativo, refletem exclusivamente a opinião do autor.
Nos últimos tempos o Villa Nova por várias vezes foi prejudicado pela influência negativa dos famigerados “Amigos da Turma”. Onde os interesses pessoais de alguns dirigentes superaram a objetividade na hora da escolha de alguns treinadores, naquele famoso “jeitinho” de abrigar no Bonfim profissionais de baixa qualidade técnica, com alguns deles sem a menor condição de comandar uma equipe de futebol profissional, credenciada a disputar um campeonato oficial da categoria.
As ações chegaram a ser descaradas e até mesmo acintosas aos torcedores alvirrubros, com escolhas esdrúxulas oriundas de amizades pessoais de alguns dirigentes com seus parceiros ligados aos clubes de BH. A maioria sem a menor identificação com o Villa Nova, e todos desprovidos de qualquer compromisso positivo com os verdadeiros villanovenses.
Citando apenas alguns casos que causaram arrepios negativos no torcedor alvirrubro, começamos pela incapacidade técnica de dois ex-atletas do América Mineiro, Flávio Lopes e Vagner Oliveria, ambos fora da atividade desde que deixaram o Villa, exatamente pela constatação de que nada de positivo poderiam acrescentar a um time de futebol. Vindos do lado atleticano a coisa foi ainda pior, começando pela infeliz contratação de Alexandre Gallo em 2004, um ex-jogador completamente desprovido de capacidade para comandar um grupo de atletas profissionais, extremamente mal educado e arrogante que chegou ao cúmulo de brigar com torcedores na porta do vestiário do Castor Cifuentes, insatisfeitos com as constantes derrotas da equipe sob a batuta daquele desastroso treinador.
+ Acompanhe mais notícias do Leão do Bonfim pelo Portal, através do site, Instagram, Twitter e Facebook.
Já na época da “Farra do Boi” sob o comando da turma da “Bandeira Vermelha” em Nova Lima, chegamos a um verdadeiro caos primeiramente com a contratação de Humberto Ramos, ex-jogador da equipe alvinegra que teve uma rápida passagem como técnico interino (Tapa-Buraco) do seu clube do coração sem agradar a ninguém. Tanto que foi dispensado rapidamente e nunca mais teve outra chance por lá e nem em nenhum outro lugar, a não ser aqui no Bonfim em função de sua amizade com um dirigente despreparado na ocasião, que ainda teve o disparate de dizer que o conheceu em uma loja de moda masculina em BH, e depois de uma longa conversa resolveu contratá-lo, pasmem, minha gente.
Mas a maior aberração aconteceu com outro dirigente indicado por sua proximidade explícita com o prefeito na época, para atuar na diretoria do Villa mesmo com a constatação de sua rejeição frente a torcida, sobretudo por sua explícita falta de condição ou conhecimento futebolístico, mas que mesmo assim usando de sua empáfia para o cargo que lhe colocaram, cravou a contratação do ex-atacante Reinaldo para comandar o Leão do Bonfim, desastre que durou muito pouco tempo em função do descrédito e da visível “Ação entre Amigos” promovida pelo prefeito e seu “Aspone”, no sentido de abrigar um amigo aqui em Nova Lima. Reinaldo foi um dos mais esplêndidos atacantes do futebol brasileiro nos anos setenta, admirado e venerado por todos, mas como treinador ou comandante de um time de futebol ele foi apenas um ótimo companheiro.
Pois é minha gente, privilegiar os amigos por muito tempo foi uma prática comum por aqui, prejudicial demais, mas sempre imposta pelos “Dirigentes de Araque”, e que agora chegam pelo lado oposto, no desespero de um “Boqueiro Mor” na tentativa de voltar a ativa com aquela “Cara de Pau” se sempre, naquela onda desastrosa dos “Mui Amigos”.
Saudações alvirrubras, o abraço a semana vai para o grande villanovense Mauri da PMNL, figura ilustríssima que como todos os alvirrubros da essência, sentiu o amargo dos desmandos desastrosos daquela turma de incompetentes.
Até a próxima se Deus quiser.
Boa noite!
Poderia, por gentileza, informar como participar de uma “peneira” nas categorias de base (Sub13) do Villa?
Desde já agradeço!
Boa tarde. As categorias de base do Villa estão desativadas.