quinta-feira, novembro 21, 2024
2021COLUNANotícias

Em Cima do Lance com Rodrigo Ferreira: Coragem para dizer a verdade

Caros amigos (as), estamos vivendo uma época em que dizer a verdade chega a ser quase um ato revolucionário. No jornalismo esse ato é primordial, e na crônica esportiva mineira qualquer comentário hoje que possa causar desconforto aos interessados vira uma grande polêmica.
Criar um slogan, adquirir respeito e notoriedade são fatores preponderantes para construir uma carreira sólida nesta área. Quem teve a felicidade de acompanhar os artigos e comentários de cronistas como Tancredo Naves (o premiê dos comentaristas), Jairo Anatólio Lima, Flávio Anselmo, Luis Chaves, Maurílio Costa, Luiz Carlos Gomes e outros mais, sabe como são importantes para todos os amantes da bola.
Mas um nome sem sombra de duvidas ficou marcado e virou referencia na categoria. O saudoso Osvaldo Faria que era notavelmente dono do conhecido slogan “Coragem para dizer a verdade” os torcedores mineiros paravam para ouvir o seus comentários na Rádio Itatiaia onde trabalhou por mais de 40 anos. Sua linguagem fácil de entender, seu conhecimento esportivo, sua forte personalidade, seu carisma e sua coragem para falar a verdade, foram predicados para se tornar o maior cronista esportivo do Estado de Minas Gerais.
Muitos indagavam, para que time ele torcia? Com o microfone em punho, Osvaldo vestia literalmente o uniforme do futebol mineiro, onde o defendia até de baixo d’água. Foi ao lado de Januario Carneiro um visionário, romperam todas as fronteiras fazendo transmissões de jogos, abrindo para o Rádio de Minas os caminhos de todos os Continentes como ele mesmo decantava na abertura das jornadas esportivas.
Lembro-me que o Osvaldo Faria tinha um carinho muito grande pelo Villa Nova e por Nova Lima. Quando Villa jogava em competições nacionais, ele nunca escondeu sua torcida pelo Leão do Bonfim. Quantas vezes ao término de uma partida em que o Villa saia vencedor frente a alguma equipe da Capital ele fazia questão de ir até o vestiário Alvirrubro para cumprimentar os atletas e comissão técnica do Leão. Por várias oportunidades o Villa pôde negociar um atleta de sua equipe pela sua valorização depois de um exaltado comentário do Osvaldo Faria. Não há duvidas que o futebol Mineiro deva muito a este grande mestre do jornalismo esportivo que nos deixou aos 69 anos de vida no ano 2000.
Falando em verdade, foi muito importante o depoimento nessa semana na TV Banqueta –NL de Hissa Elias Moysés – Executivo de Futebol do Coimbra que está prestando seus serviços ao Villa Nova com a parceria entre as duas equipes na disputa do Módulo ll do Campeonato Mineiro.
Dentre seus dizeres sinceros está sua gratidão pela receptividade calorosa dos torcedores Villanovenses, de seu prazer e satisfação em vestir a camisa do Villa neste momento tão difícil do clube e da certeza que o Leão de Nova Lima vai dar a volta por cima e poderá caminhar com os próprios pés desde que inicie um projeto estrutural e faça um planejamento com organização administrativa e integração de seus gestores e parceiros.
Que assim seja e que a gente possa sempre agir com a verdade, liberdade e ética acima de tudo. Esse é o pressuposto de nossa democracia.

Rodrigo Ferreira. JP 16.756/MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *