Globo e Campeonato Mineiro se acertam com reduções e transmissão ao interior segue desconhecido
Acordo com a emissora por mais dois anos envolveu redução das Cotas de TV e transmissões só prioriza a Capital
A Federação Mineira de Futebol oficializou publicamente o fechamento dos direitos de transmissão do Campeonato Mineiro para a Globo mais uma vez, a emissora que cogitava abrir mão dos campeonatos Estaduais neste ano, voltou atrás e conseguiu ter prioridade nas negociações com a Federação, tendo os direitos garantidos para as edições de 2022 e 2023.
Uma questão que ainda é incógnita ao torcedor do Interior é sobre as transmissões entre os clubes fora o trio da Capital, pois diferente do que emissora fechou com o Campeonato Gaúcho tendo exclusivamente todas as partidas transmitidas através de TV Aberta, TV Fechada e Via Streaming pelo Ge.globo, a Globo anunciou que só irá transmitir as partidas do Mineiro que envolvem o trio da capital, ou seja, Atlético, América e Cruzeiro (como visitante em 2022).
Na edição de 2021, quando o Leão estava ausente na elite Mineira, a Globo abriu mão das partidas de Interior contra Interior e permitiu a transmissão a outra plataforma, no caso as partidas foram exibidas via streaming e de forma gratuita pela plataforma “Futebol Mineiro” da FMF dentro da TV NSports, organizado pela empresa “Armando Oliveira Comunicações”. Este mesmo canal organizou o Pay-per-view do Módulo II no ano passado e realizou a transmissão de todas as partidas.
Ainda não há informação se a forma organizada de 2021 será adotado para esta temporada, a Federação Mineira ainda não trouxe nenhum anúncio se o mesmo canal que exibiu as partidas pelo Interior irão organizar as transmissões ou se alguma outra plataforma poderá assumir estas transmissões, isto segue em definição nos bastidores.
RECEITAS
Algo que desperta sempre a atenção nos negócios envolvendo os direitos de transmissão é sobre as Cotas de TV, desde que as negociações foram abertas, a Globo deixou claro que a intenção era realizar uma redução nos valores de contrato para que pudesse seguir com o Campeonato Mineiro, e que essa redução fosse pela metade do valor. Segundo o site MKT Esportivo, ano passado a emissora pagou aproximadamente 42 Milhões de reais, sendo 1 Milhão a cada um dos nove clubes do Interior, o acordo foi fechado neste início de mês de Janeiro perante estas condições impostas pela Globo na questão dos valores.
Em entrevista à Rádio 98 FM na última Quarta-feira (12), o presidente do Villa Nova, Bruno Sarti, chegou a ser questionado sobre essa questão dos valores estabelecidos entre a Globo e a Federação Mineira, Bruno falou que os valores para as equipes fora de Belo Horizonte seria de aproximadamente 500mil Reais, um “corte” de 50% em relação à temporada passada.
Com a redução pela metade, o presidente ainda citou que isso acaba dificultando para os clubes na logística do Campeonato e outras questões financeiras, muitas equipes dependem das cotas de televisão para agregar na receita.
Mesmo diante da diminuição de valores, o fechamento com a Globo trouxe a garantia de receita das cotas “pouco elevadas”, o que poderia ser diferente e menor com outras emissoras.