Pela quarta vez seguida, Villa Nova e América-MG se enfrentam no Estádio Independência
Equipes protagonizam um histórico equilibrado no século XXI

Pela quarta vez seguida desde 2022, após o retorno do Leão à elite do futebol mineiro, Villa Nova e América se enfrentam no Campeonato Mineiro. A equipe americana é a única da capital que o Alvirrubro enfrentou seguidamente nas últimas quatro edições. Outra curiosidade é que nesses últimos confrontos, todos ocorreram na Arena Independência, sob mando do Coelho. A partida de domingo (26) também será no Horto, válida pela 3ª rodada do Estadual.
Neste ano, as duas equipes vivem momentos bem diferentes neste início de campeonato. O Villa Nova busca voltar a vencer no Mineiro, pois, apesar do público recorde, vem de uma derrota em casa por 1 a 0 para o Uberlândia, enquanto o América vem de uma goleada histórica em casa por 7 a 0 sobre o Pouso Alegre.
+ América x Villa Nova: saiba como adquirir seu ingresso para a torcida alvirrubra
+ Últimas do Villa Nova: mudanças de tabela, reunião do conselho e mais
EQUILÍBRIO
Os últimos três duelos em Belo Horizonte mostram a paridade do clássico mineiro. Em 2022, na última vitória do Leão, o meia Gustavo Crecci marcou o único gol da partida, quebrando um tabu de nove anos sem vencer o América. Já em 2023, o Coelho triunfou por 2 a 1, com o único gol villanovense sendo marcado pelo jovem Dodô. Por fim, no último confronto, em 2024, a partida terminou empatada em 0 a 0.
No século, a paridade entre Villa Nova e América se mantém. Entre 2001 e 2024, são 29 confrontos por competições oficiais. Nesses 29 embates, o Leão do Bonfim saiu vitorioso em nove ocasiões, além de 12 empates e oito vitórias do América. Até quando se fala em gols, há equilíbrio, com 35 tentos villanovenses contra 34 do time da capital. No domingo, o Glorioso Alvirrubro busca manter a vantagem no confronto no século XXI e se reabilitar no campeonato.

Pingback: Pré-jogo: Villa Nova vai ao Horto enfrentar o América com possibilidade de liderança - Portal Villa Nova