Villa aguarda autorização da Prefeitura de Nova Lima para retorno de público no Alçapão
Representantes do Leão vem tentando dialogar com representantes do órgão municipal para ter a volta de seu torcedor nas arquibancadas.
A pauta de retorno de público aos estádios vem sendo o assunto principal em Minas Gerais nas últimas semanas, após a Federação Mineira dialogar com a Secretaria de Saúde de Minas e elaborar um protocolo para liberação de público nas competições organizadas pela Federação, os clubes que integram o Módulo II do Campeonato Mineiro vem se movimentando constantemente para que haja o “aval completo” que possa trazer os torcedores de volta às arquibancadas.
Em Nova Lima, a movimentação ocorre nos bastidores do Leão do Bonfim, o Villa já solicitou a documentação necessária por parte do clube para a FMF, entretanto, o protocolo prevê que seja necessário autorização da Prefeitura Municipal das cidades-sede através de ofício encaminhado a própria Federação.
Os representantes do Leão vem correndo atrás para haver este “aval” por parte da prefeitura e terá mais diálogos nos próximos dias para poder ter um acordo estabelecido para o retorno do torcedor Alvirrubro no Estádio Municipal Castor Cifuentes, a expectativa é que possa ter presença de público diante do Aymorés de Ubá no dia 7 de agosto pela 7ª Rodada do Módulo II.
O protocolo elaborado pela Federação Mineira prevê que a capacidade e a permissão para ter público varia com a cor da onda segundo o plano “Minas Consciente”, um plano elaborado pelo Governo Estadual que aponta medidas e situações sobre o enfrentamento contra a COVID-19, o protocolo diz:
- Onda Verde: Sem limitação de público (Município pode estabelecer limitação), desde que respeitado o distanciamento social. e obrigação de vacinação completa, ou Teste PCR, ou laudo comprovando infecção recente por COVID-19
- Onda amarela: Até 600 torcedores ou até 50% da capacidade do estádio, desde que respeitado o distanciamento social. e obrigação de vacinação completa, ou Teste PCR, ou laudo comprovando infecção recente por COVID-19 (atual situação do Município de Nova Lima)
- Onda vermelha e roxa: sem autorização de público
Além disso, deve ser feito controle de acesso, demarcação de lugares que não podem ser utilizados e a obrigação de usar máscara. Não poderão ir aos jogos os menores de 18 Anos e Gestantes em geral e não será permitido a venda de bebidas alcoólicas.
Outras cidades já autorizaram a presença de público neste Módulo II, Betim e Ubá já estão realizando venda de ingressos para a rodada deste fim de semana, Juiz de Fora autorizou até 15% da capacidade do estádio Helenão assim como Ipatinga no Estádio Ipatingão, mas ainda sem informação sobre venda de ingressos.
Não se tem qualquer informação concreta sobre presença de torcedores no confronto direto contra o Nacional em Muriaé até a vinculação desta matéria.
O desenrolar da situação do Villa poderá se definido ainda essa semana, visto que há um período de antecendência de aviso para que possa ter torcedores nos próximos jogos no Alçapão do Bonfim, caso haja o aval da prefeitura, o Villa deve avisar detalhadamente em suas redes sobre a aquisição de ingressos e protocolos a serem seguidos.