Villa Nova e Atlético protagonizam duelo de 113 anos de história
Leão e Galo disputam na quarta-feira o clássico mais antigo de Minas Gerais
Na quarta-feira o Villa Nova entra em campo para encarar o maior rival de sua história, o Clube Atlético Mineiro. Essa rivalidade entre Leão e Galo já foi um dia o maior duelo de Minas Gerais em questão de relevância. Completando 113 anos de história, o confronto é o mais antigo do estado e possui um longo acervo de memórias.
Os primeiros registros do duelo mais antigo se dão em 1912. O Villa foi até Belo Horizonte para encarar o Atlético no seu estádio (na época, localizado na Avenida Paraopeba) e a partida terminou em 5×1 para os mandantes. Essa partida foi o início de um histórico de mais de 200 jogos disputados entre as equipes.
O ápice da rivalidade
Pode se afirmar com toda certeza que o ápice da rivalidade entre Villa e Atlético se deu entre as décadas de 30 e 50. Na época, o Leão era adversário duro de engolir, e não era considerado um dos principais times do estado à toa, em alguns anos foi o principal time de Minas Gerais – o Tetracampeonato Mineiro não deixa mentir. Dessa forma, as duas equipes protagonizavam um clássico super acirrado dentro e fora de campo, já que as torcidas também alimentavam essa rivalidade nas arquibancadas e nas ruas.
O título de honra
O título mineiro vencido em 1951 pelo Villa Nova em cima do Atlético sem dúvidas alguma é um dos principais fatos que fazem essa rivalidade perpetuar até hoje nos livros de história. O valente Leão do Bonfim se sagrou campeão e conquistou seu quinto título estadual após vencer o Galo em uma final disputadíssima no Independência. Centenas de torcedores saíram em conduções de Nova Lima para ver o Villa derrotar o Atlético em plena Belo Horizonte, fato esse que demonstra a importância daquele confronto, visto que a distância entre as cidades na época era um fator a ser considerado, e a locomoção não era tão fácil quanto hoje. O Villa Nova venceu o campeonato, que naquele ano deu ao título para o vencedor o nome de “Super-campeão”.
O declínio do Villa e a ascensão do Cruzeiro
Na época, a rivalidade entre Atlético e Cruzeiro já era grande, e a ascensão do time celeste contribuiu também para a relevância do clássico com o Leão ser esquecida. Mas o principal fato para que esse duelo ficasse estagnado, foi a decadência do próprio Villa Nova. O título de 1951 foi o último título Estadual da rica história do Leão, o Villa passou por diversas crises e nunca mais conseguiu conquistar um troféu da elite mineira. O fato de não ser da capital tornava as coisas mais difíceis para o resistente Leão do Bonfim, já que o trio da capital pela sua localização sempre tiveram o favorecimento em patrocínios. Porém, a construção do Mineirão foi o divisor de águas, nenhum time do interior conseguiu mais fazer frente a Cruzeiro e Atlético que a partir daquele momento disparavam financeiramente e tecnicamente em relação aos demais times de Minas Gerais.
Pelo fato de ambos os times serem fundados juntos em 1908, no ano de 2008 a partida entre Leão e Galo ficou conhecida como a “partida centenária”. Os dois times completavam 100 anos e a partida foi marcada por diversas homenagens e festividades em relação a data, apesar de toda a expectativa da torcida Villanovense, o Leão perdeu o duelo por 2×0. Até o patrocínio master dos dois clubes era igual: a FIAT patrocinou naquele ano em Minas Gerais, além do Atlético, o Villa Nova.
Estatísticas e duelos recentes
Segundo o Almanaque do Leão do Bonfim, o livro mais bem atualizado sobre números de um time de futebol em Minas Gerais, até hoje, Villa e Atlético se enfrentaram 244 vezes. O Galo leva uma vantagem considerável em relação ao Leão, o Atlético ganhou 145 partidas, o Villa 46, enquanto em 51 ocasiões o placar terminou igual.
A última vez que o Villa venceu o Atlético foi em 2018, quando Daniel Morais marcou de pênalti o gol da vitória no Alçapão do Bonfim. Já a última vez que o Atlético ganhou do Leão foi em 2020, quando venceu em Nova Lima por 3×1.
Nessa quarta-feira (26), às 19h, os times entram em campo para disputarem mais uma vez o duelo mais antigo e mais tradicional de Minas Gerais.
Pingback: Na estreia do retorno à elite, Villa Nova enfrenta clássico contra o Atlético em casa – Portal Villa Nova