Villa Nova é derrotado fora de casa pelo Democrata/GV na estreia da Quadrangular Final
Diante das vastas dificuldades em todos os setores, Villa faz atuação atípica em jogo pesado no Mamudão e acaba perdendo Primeiro dos seis jogos da Quadrangular Final
O Leão acabou levando um balde de água fria na estreia da Quadrangular Final pelo Módulo II do Campeonato Mineiro, na abertura da fase de disputa do acesso o Villa Nova jogou abaixo do esperado em Governador Valadares e acabou perdendo diante do Democrata no Estádio Mamudão por 2×0, uma partida marcada pelo nervosismo e falta de alinhamento do Leão que foi suficiente para a Pantera aproveitar seu “fator casa” e vencer o jogo.
O Villa Nova até tentou mostrar nos momentos iniciais uma certa organização e qualidade do time como vinha sendo, mas que facilmente foi quebrada pelo ataque do Democrata que soube tomar conhecimento do elenco alvirrubro e rebater totalmente os erros até conseguir total domínio da partida.
ESCALAÇÃO E PRIMEIRO TEMPO
A escalação do Villa teve o retorno de Igor e Gabriel Carioca ao elenco, o Leão escalou o time em Valadares com praticamente a mesma base que fez a boa campanha na Fase Classificatória, mas como surpresa o técnico Cícero Júnior aproveitou o retorno de Gabriel Carioca para mais uma improvisação, o jogador atuou como Meio-campo e vestiu a Camisa 10, antes Carioca já havia atuado como Zagueiro, Lateral e Centroavante durante o campeonato.
No começo da primeira etapa, o Villa dava indícios de que poderia ter melhor vantagem no ataque, o Democrata chamava o Leão do Bonfim para jogar e só desfrutava das retrancas nos 15 Minutos iniciais, deixando que o Villa viesse a pressionar.
Após isso, o nervosismo tomou conta, só na metade do jogo já haviam três amarelos, algo que vem sendo frequente na equipe, todos por motivo de reclamação para Anderson, Igor e Mateus Oliveira, diante disso o jogo tomava um bate-rebate e o Democrata começava a reagir e se sobressair diante da pressão inicial do Villa.
Gabriel Carioca que mal havia retornado de suspensão, acabou lesionado e pediu para ser substituído aos 32 Minutos após sentir lesão muscular, dando espaço para a estreia de Gustavo Crecci.
A mesma dificuldade que se abatia desde a partida passada acabou tomando conta também neste jogo, o Villa Nova teve total dificuldades de criação de jogadas no meio de campo e priorizava principalmente as pontas, destaque principalmente para a aparição frequente de Igor nesta etapa que trouxe os principais lances de perigo do Leão na partida.
Foi diante dessa reação que o Democrata soube se impor melhor, aos 49 Minutos após falha da defesa do Leão, o Democrata finalizou pro gol e no rebote de Glaycon sem marcação na área, Pedrinho abria o placar para a Pantera e saiu para o vestiário com a vantagem.
SEGUNDO TEMPO
Na segunda etapa, o Villa acabou se despencando de vez, em mais uma falha dos zagueiros que não acontecia nesta proporção nos últimos jogos do Módulo II, a bola sobraria para Rael ampliar a partida, o mesmo saiu do banco de reservas e fez sua estreia, foi contratado pelo Democrata para a Quadrangular, Rael foi destaque do futebol capixaba este ano.
Com a vantagem do Democrata, o Leão não soube criar respostas na partida, a dificuldade com o meio-campo persistia e as jogadas vinham sendo facilmente neutralizadas, o ataque não conseguia acionar Mateus Oliveira que era o Centroavante do time, mal criava boas chances de ataque iguais as que vinham sendo construídas na primeira etapa.
O Democrata desfrutou da quebra de organização do Villa Nova para ter controle total e furar constantemente a defesa, não deixou o Leão chegar no ataque, pressionou altamente com a defesa e se sobressaiu totalmente, nem as alterações feitas pelo Villa foram suficientes para que o time desse algum gás para se alinhar e partir para cima, nada era suficiente ao Leão que acabou saindo com nenhum ponto.
PANORAMA GERAL DAQUI PARA FRENTE
Com a derrota, o Villa começa a luta do acesso em 4º Lugar, restam mais Cinco partidas agora em diante, o próximo confronto será contra o Tupynambás pela 2ª Rodada, partida marcada para o Sábado (11/9) às 16:00 no Alçapão do Bonfim em Nova Lima. Vale ressaltar que terá presença de público permitida assim como na Fase Classificatória, portanto mais do que nunca se faz necessário a presença do torcedor do Villa Nova em seu estádio, na casa do Leão.
Lembrando que para conquista do acesso, é necessário terminar como campeão ou vice, definido nesta Quadrangular Final que historicamente tem uma tendência de equilíbrio e de disputas até a última rodada, portanto qualquer erro para qualquer equipe pode ser mais fatal.
A derrota em Governador Valadares acaba servindo como uma aprendizado daqui em diante, esta semana será necessária para que os jogadores e o comandante Cícero Júnior se alinhem melhor e repare os erros para a briga daqui em diante, afinal a disputa pelo acesso não terminou no Vale do Rio Doce.
VAMOS GANHAR SABADO DO TUPYNAMBAS . IMPOR DENTRO DE CASA. E GANHAR MORAL PARA O RESTANTE DO QUADRANGULAR