quinta-feira, novembro 21, 2024
2022NotíciasTime Principal

Villa Nova empata com a URT e continua ameaçado de rebaixamento no Campeonato Mineiro

Após abrir o placar no primeiro tempo, Leão sofre o empate na etapa final; é o quinto empate obtido pelo Villa em seis jogos disputados

Villa Nova 1x1 URT 13/02/2022
Foto: Henrique Chendes

Com o Villa Nova de volta ao Alçapão do Bonfim após uma sequência de jogos como visitante, haviam motivos para a torcida se animar. Uma bonita festa foi feita pelos presentes no estádio na tarde desse domingo, com direito a samba e muita expectativa. As boas jogadas no primeiro tempo certamente animaram quem estava presente no Estádio Castor Cifuentes, mas tal como um filme repetido, o Leão do Bonfim perdeu fôlego na segunda etapa e sofreu o gol de empate.

Mesmo os lances polêmicos não isentam a responsabilidade do time por mais uma atuação abaixo do esperado e mais um empate, o quinto nos seis jogos disputados pelo Villa no Campeonato Mineiro 2022. Diferente do que já foi visto em outros anos, há estrutura para treinamentos, viagens e recuperação física. Não existem relatos de atrasos de salário e a tabela com dois jogos por semana é comum aos 12 participantes do Módulo I.

O time titular passou por duas alterações em comparação ao jogo de quarta-feira contra o Uberlândia. Leandro Salino, com dores na perna, foi poupado e Wesley retornou ao onze inicial. Na linha de frente, Alessandro Vinícius foi trocado por Matheus Lima.

PRIMEIRO TEMPO
As equipes se estudavam nos primeiros minutos de jogo. A partida estava bem truncada, com muitas faltas cometidas tanto pelo Villa como pela URT, e a bola rolava pouco. O primeiro lance de real perigo veio aos 9 minutos: Matheus Lima deu um belo passe para Branquinho, que tenta chutar mesmo sem ângulo. Três minutos depois, após uma cobrança de falta, Wesley toca para Lucas Hipólito, que cruza na grande área e encontra Kadu. O zagueiro subiu e mandou no fundo do barbante, indefensável para o goleiro Gustavo.

O Villa seguiu pressionando e aos 17 minutos, um desarme mal feito de Breno Calixto entregou a bola nos pés de Thiago Mosquito. Ele encontra Branquinho na ponta direita, que cruza na área e conta com o desvio de Yan para fazer a bola encontrar o fundo do barbante. O gol estava confirmado, mas após reclamações de atletas da URT o árbitro decidiu por anular o tento e marcar toque de mão de Thiago Mosquito. No calor do lance, quatro cartões amarelos foram distribuídos, inclusive para jogadores que não estavam em campo. Pouco após o reinício, mais reclamações: jogadores do Villa reclamaram de um toque de mão de um jogador da URT após um cruzamento na área.

A pressão do Leão do Bonfim seguiu evidente até o final da primeira etapa. Somente nos acréscimos que a URT resolveu sair do jogo defensivo que faziam e trouxeram algum perigo à defesa villa-novense, mas sem assustar o goleiro Glaycon. Até o final do tempo regulamentar, se viu um Villa com amplo domínio de jogo e uma defesa extremamente nervosa da URT, que não conseguia sair jogando e errava lances bobos.

Kadu Villa Nova x URT 2022
Foto: Henrique Chendes

SEGUNDO TEMPO
Decidido a buscar ao menos o empate, Paulo Cezar Catanoce foi o primeiro a mexer em sua equipe. No intervalo, o técnico da URT tirou Bruno Camilo e Cebolinha e inseriu no jogo Diogo Peixoto e Iago Martins. A troca se mudou acertada, visto que a equipe de Patos de Minas passou a ameaçar com mais frequência a defesa do Leão do Bonfim. Com o Villa chegando ao campo de ataque em raras ocasiões, sobrou tempo para a URT pensar nas jogadas e trazer real perigo à meta de Glaycon.

O primeiro lance perigoso da etapa final aconteceu aos 16 minutos. O volante Derlan chutou de longe e exigiu uma grande defesa de Glaycon. Na sobra, Iago Martins cortou de um defensor e chutou rasteiro. Para a sorte do torcedor villa-novense, o chute tocou em Passira, que estava praticamente em cima da linha do gol e impedido. Com a irregularidade marcada e a sorte sorrindo para o Leão do Bonfim, estava claro que era hora de mudar a postura do time. Mesmo a troca de Matheus Lima por Alessandro Vinícius não surtiu o efeito esperado e aos 26, um cruzamento rasteiro de Ferrugem encontrou Iago Martins livre na grande área. Meio sem querer, Iago desviou o curso da bola, que foi para o fundo das redes.

As mudanças por atacado não surtiram o efeito desejado e o Villa Nova seguiu em marcha lenta dentro de campo. Bruno Pivetti sacou o trio ofensivo por jogadores descansados que não conseguiram manter o mesmo nível de ofensividade. Nem mesmo a sequência de escanteios e jogadas de perigo que ocorreram a partir dos 40 minutos trouxeram perigo à meta de Gustavo. Satisfeita com o empate, a equipe da URT pouco fez até o apito final, causando somente um lance de perigo, já nos acréscimos da segunda etapa.

PRÓXIMO COMPROMISSO
Ainda sem vencer no campeonato, a partida contra a Caldense, que ocorrerá na próxima quarta-feira (16), às 20h, no Alçapão do Bonfim, ganha contornos dramáticos para o Villa Nova. O Leão do Bonfim precisa vencer com urgência se quiser ficar mais distante da zona de rebaixamento. Vale lembrar que o primeiro critério de desempate é o número de vitórias e o Villa Nova ainda não triunfou na atual edição do Campeonato Mineiro.

FICHA TÉCNICA
Villa Nova 1×1 URT

Campeonato Mineiro Módulo I 2022 – 6ª rodada
Data: 13/02/2022
Horário: 16h00
Estádio: Castor Cifuentes (Alçapão do Bonfim), Nova Lima
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Assistentes: Augusto Magno de Ramos e Rodney Faria Lima

Gols: Kadu (VIL, 22′ 1ºT), Iago Martins (URT, 26′ 2ºT)
Cartões amarelos: Ferrugem, Gustavo, Diogo Peixoto, Jessé (URT), Thiago Mosquito, Jhonathan Braz (VIL)

VILLA NOVA
Glaycon, Danilo Belão, Diego Landis, Kadu (Klysman) e Lucas Hipólito; Wesley, Gustavo Crecci (Pedro Rodrigues) e Renan Mota; Branquinho (Souza), Matheus Lima (Alessandro Vinícius) e Thiago Mosquito (Thomasel)
Técnico: Bruno Pivetti

URT
Gustavo, Ferrugem, Breno Calixto, Yan e Jhonathan Moc; Derlan, Bruno Camilo (Diogo Peixoto) e Jessé; Cebolinha (Iago Martins), Passira (Felipe) e Frank (Magdiel)
Técnico: Paulo Cezar Catanoce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *