quinta-feira, novembro 21, 2024
2022Bastidores e MaisCategorias de BaseNotícias

Villa Nova está sem categorias de base há quase dois anos por crise financeira

Crise fora das quatro linhas foi crucial para a desativação da tradicional base do Leão do Bonfim

Categoria de base Villa Nova
Foto: divulgação/internet

Um dos temas mais abordados pelos torcedores do Villa e a população de Nova Lima é a base do Leão, que nesse ano deve completar mais um ano desativada. As categorias de base também foram atingidas pela grave crise financeira e administrativa do Villa e o clube se viu forçado a desativá-la para cortar custos, no entanto o assunto é delicado e requer um prévio conhecimento da situação da equipe.

O Villa Nova passa pela maior crise em todos os 113 anos de sua gloriosa história no cenário do futebol mineiro, após desastrosos mandatos de ex-presidentes, o Leão se tornou totalmente dependente da Prefeitura Municipal de Nova Lima, que injetava dinheiro no clube por meio da famosa subvenção no valor de 2 milhões e 500mil reais.

Na teoria, esse dinheiro seria destinado para as categorias de base do clube, incentivando o esporte local da cidade, mas na prática, a maioria esmagadora desse valor era para ser utilizado no futebol do elenco profissional do clube. Apesar de ser errado em tese, esse ato de utilizar a verba no time principal foi fundamental para manter o clube vivo durante os últimos anos, tendo em vista que pouco se fazia fora de campo para contornar a situação do time.

Categoria de base Villa Nova
Foto: divulgação/internet

O último jogo em competições oficiais disputado por uma equipe de base do Villa foi no dia 28 de Setembro de 2019, em uma vitória do Sub-15 em cima do Betis por 3×1. Horas antes, contra o mesmo adversário, o Sub-17 venceu por 2×1, também sendo a última partida oficial da categoria. Naquele ano, o Sub-15 conquistou o título mineiro da 2ª Divisão e ambas as categorias subiram para a elite de forma conjunta. Já na categoria Sub-20, a última partida foi em Agosto de 2019, nas quartas de finais do Campeonato Mineiro, quando foi eliminado pelo Uberlândia.

Em 2020 veio a pandemia e desde então não se viu mais os garotos da base nos gramados se preparando para ir em busca de seus sonhos. A principal dificuldade enfrentada é a questão financeira, pois o Villa Nova recebeu a subvenção pela última vez em 2020 – ou seja, já são dois anos sem receber (2021 e 2022). Obviamente quando a crise chega, deve se fazer o que for preciso para sobreviver, e o que importa nesse momento é manter o profissional do clube funcionando e disputando competições de maneira digna e honrosa, se a crise não fosse tão grande, o Villa não precisaria ter ido até as portas do Coimbra recorrer por ajuda. O Leão já está indo pelo 2° ano consecutivo utilizando toda a estrutura e departamento do Coimbra com a renovação da parceira, sem o time de Contagem provavelmente as portas estariam fechadas.

Vários são os clubes da primeira divisão que não possuem categorias de base, visto o exemplo de URT, Tombense, Patrocinense e Caldense, muitos afetados pela Pandemia e agravamento de suas crises. O trabalho de recuperação do clube vem sendo feito aos poucos, voltado principalmente para o profissional. Resta saber quando será possível retornar a categoria de base, será caso a subvenção voltar? Por meio de um empresário? Por meio de outra parceria a ser fechada? Ou por meio da viabilização da SAF? Ainda não se sabe ao certo, e só resta aguardar.

O novo Centro de Treinamento Municipal pode ser um grande atrativo para atrair novos investidores, contando com vários campos e uma ótima estrutura de dar inveja, o local se torna muito adequado e propício para desenvolvimento de jovens atletas. O Leão do Bonfim pretende começar a utilizá-lo já em 2022 para o Campeonato Mineiro para alguns treinos coletivos.

O Leão sobrevive hoje graças aos seus torcedores e a sua influência política e institucional que foi construída e que fez com que pessoas importantes conseguissem viabilizar uma parceria inédita no futebol, entretanto não se pode fechar os olhos para a situação do clube que ainda é caótica fora de campo e que ainda passa por uma tremenda reconstrução.

2 comentários sobre “Villa Nova está sem categorias de base há quase dois anos por crise financeira

  • É triste ver está notícia. Sou torcedor do clube, sou de Nova Lima e vejo que não se pensa em um plano B para que as categorias de base retorne as atividades.
    Acompanhei todo triunfo da equipe Sub 15 no ano de 2019 e já tinha uma equipe Sub 13 e 14 muito bem estruturada para grandes competições. Infelizmente veio a pandemia e já sabemos o que aconteceu.
    Acompanho as categorias sub 15 e 14 amadoras de Nova Lima e algumas delas disputam campeonatos em outras cidades com um nível muito satisfatório.
    Pena que haja pouco caso em busca de soluções para termos uma solução dentro de casa e salvação do Leão 🦁🦁🦁

    Resposta
  • Pingback: Presidente do Villa Nova fala sobre diversas questões de atualidades do clube; confira detalhes – Portal Villa Nova

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *