Alçapão do Bonfim segue recebendo duelos sem Villa Nova em campo
Cruzeiro, Atlético e Itabirito abrigaram partidas no Estádio Municipal Castor Cifuentes, em Nova Lima
O Alçapão do Bonfim, mesmo com o encerramento da temporada do Villa Nova no início do mês, segue movimentado com outras partidas diversas. Com o término das atividades do Leão nos gramados em 2024, após eliminações na 1ª fase do Campeonato Mineiro e na Copa do Brasil, a casa alvirrubra liberou seu calendário para outras equipes ‘vizinhas’ atuarem em Nova Lima. Desde então, foram realizados duelos de futebol feminino, base e amador.
No ano passado, a Lei Municipal 3.046/23, de autoria da Prefeitura de Nova Lima, foi aprovada e sancionada, determinando a concessão do estádio e do CT ao Villa por 30 anos. Entretanto, no próprio texto da legislação, é permitido o uso compartilhado das estruturas para outros fins, como futebol de outros times, rugby, etc., de forma gratuita. A autorização, organização do calendário e despesas de manutenção passam pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL).
RAPOSA E GALO NO ALÇAPÃO
A dupla Cruzeiro e Atlético vem utilizando o Estádio Municipal Castor Cifuentes com muita frequência como mandantes. A Raposa já realizou, somente em março, partidas pela Copa do Brasil Masculino Sub-17 e Brasileirão Feminino A1, enquanto o Galo disputou confrontos apenas com seus elencos femininos, tanto profissional quanto um jogo do Sub-20, no Campeonato Brasileiro de cada categoria. As meninas do América optaram pela Arena Gregorão, em Contagem.
Geralmente, o SESC Venda Nova em Belo Horizonte costuma abrigar o trio da capital nos confrontos de base e futebol feminino. No entanto, segundo o jornalista Jonatas Berto, o local não possui a documentação necessária para receber as partidas no âmbito da CBF. A expectativa, ainda de acordo com o comunicador, é que a situação do Estádio das Alterosas seja regularizada em até 60 dias. Até lá, Nova Lima deverá continuar abrigando esses tipos de duelos, inclusive, com futuros jogos já estabelecidos para ocorrerem no Castor.
O Alçapão do Bonfim apresenta fatores importantes que levaram Raposa e Galo a definir o estádio como sua ‘casa temporária’. Em comparação com outras praças esportivas, o custo operacional é mais viável para os clubes. Mesmo em relação aos jogos realizados em Venda Nova, o Castor Cifuentes traz despesas menores (média de R$15 mil/jogo). Além disso, a proximidade da capital mineira com a cidade de Nova Lima e a boa condição do gramado também influenciam na decisão.
+ Acompanhe mais notícias do Leão do Bonfim pelo Portal Villa Nova, através do site, Instagram, Twitter e Facebook.
ITABIRITO FC TAMBÉM ESTEVE NO BONFIM
O Gato do Mato escolheu o Alçapão para sediar o confronto de ida da semifinal do Troféu Inconfidência, diante do Pouso Alegre, no último dia 10 de março. Anteriormente, a equipe havia mandado seus jogos na Arena Independência, já que não dispõe de condições no estádio de sua cidade. Em BH, também enfrentou altas despesas de custo. O time venceu por 4 a 1 e havia garantido que, caso chegasse à final, também faria a decisão em Nova Lima. No entanto, sofreu uma eliminação difícil na partida de volta, no Manduzão, sendo derrotado por 5 a 2.
Agora, a torcida villanovense vivenciará mais um tempo de espera para ter o Leão do Bonfim nos gramados. O time voltará ao campo em 2025, para disputar o Campeonato Mineiro da próxima temporada.
Quais as partidas previstas do campeonato feminino ?
30/03 – Atlético 2×3 Flamengo foi a última do mês.
Teremos previsto para Abril:
Dia 13 – Cruzeiro x Real Brasília
Dia 21 – Atlético x Cruzeiro (a confirmar)
Dia 27 – Cruzeiro x América
Dia 10 terá Cruzeiro x Maranhão pela Copa BR Sub-17 e talvez poderá ser abrigado o Brasileirão Sub-20.