quarta-feira, novembro 27, 2024
2024DestaqueNotíciasTime Principal

Campeonato Mineiro 2025: arbitral define fórmula e Villa Nova conhece sua chave

Campeonato Mineiro 2025 mantém mesmo formato e Villa Nova conhece caminho
Foto: Cris Mattos/FMF

No conselho técnico do Campeonato Mineiro 2025, realizado na terça-feira (26) à tarde, no Mineirão, em Belo Horizonte, o Villa Nova conheceu o formato de disputa do próximo estadual e como deverá ser o seu percurso. Durante o encontro, a Federação Mineira de Futebol (FMF), juntamente com os clubes, optou por manter o estilo de fórmula adotado nas duas últimas edições. Mesmo com algumas propostas visando a alteração do regulamento, no final, prevaleceu o proposto pela entidade. O torneio terá início no dia 18 de janeiro e será concluído em 15 de março.

COMO FICOU O FORMATO?

Na primeira fase, os 12 clubes participantes serão divididos em três grupos de quatro equipes cada, com os grandes da capital mineira sendo os “cabeças de chave”. As partidas ocorrerão no formato “grupo contra grupo”, totalizando oito rodadas, sem confrontos entre times da mesma chave. O Leão estará no Grupo C, ao lado de Aymorés, Cruzeiro e Pouso Alegre. Para as semifinais, avançam os líderes de cada grupo e o melhor segundo colocado. Clubes que ficarem entre o 5º e o 8º lugares na classificação geral disputarão o Troféu Inconfidência.

Duas alterações foram feitas em relação ao formato de 2023. A fase eliminatória, tanto do Campeonato Mineiro quanto do Troféu Inconfidência, disputada em jogos de ida e volta, terá definição por pênaltis em caso de empate no placar agregado. Antes, o melhor colocado na primeira fase tinha vantagem de desempate. O rebaixamento para o Módulo II, que antes era definido em triangular, agora será queda direta dos dois piores colocados na tabela geral. Sendo assim, o 9º e o 10º lugares ficam no ‘limbo’.

As datas-bases da primeira fase e do mata-mata também foram definidas. A fase de grupos será mais corrida, com duelos no fim de semana e no meio, seguindo esta sequência, entre os dias 18 de janeiro e 12 de fevereiro. A tabela de confrontos deverá ser formulada e publicada em breve.

Confira as chaves:

  • Grupo A: Atlético, Tombense, Uberlândia e Betim;
  • Grupo B: América, Athletic, Itabirito e Democrata GV;
  • Grupo C: Cruzeiro, Pouso Alegre, Villa Nova e Aymorés;
Datas-bases do Campeonato Mineiro 2025
Datas-bases do Campeonato Mineiro 2025
Foto: Reprodução/Instagram FMF

+ Acompanhe mais notícias do Leão do Bonfim pelo Portal, através do site, InstagramTwitterThreads e Facebook.

BASTIDORES DO VILLA NO ARBITRAL

Com a diretoria executiva ainda vaga, o Villa Nova foi representado pelo presidente do conselho deliberativo e vereador, Thiago Almeida (PSD). O líder do órgão foi acompanhado do ex-presidente e também vereador, Anísio Clemente Filho (Cidadania), que deverá assumir a presidência do clube nas novas eleições, do próximo dia 02 de dezembro (segunda-feira). Anisinho recebeu uma procuração de Thiago para que, mesmo ainda sem ser eleito, pudesse estar presente como representante no conselho técnico da FMF.

Após a reunião, que durou cerca de uma hora e meia, Anísio concedeu entrevista para a Web Rádio Bola & Batom para falar dos bastidores villanovenses, onde já vem atuando nesta “transição”. Inicialmente, comentou sobre a percepção após o martelo batido a respeito de como será o próximo estadual, no ano que vem.

“Não tinha como fugir [da manutenção do formato]. Como a CBF diminuiu as datas, então votou como unânime manter a mesma fórmula do ano passado. (…) Vai ser uma loteria, mas eu gostei da disposição das chaves para o Villa. E a torcida pode esperar um time competitivo. Eu falo que o papel aceita muita coisa, mas é dentro de campo que vai decidir.”

Anísio também falou sobre as primeiras composições para o futebol profissional. Ao Bola & Batom, confirmou a vinda do treinador Ricardo Drubscky, acerto que havia sido noticiado com exclusividade pelo Portal, e do diretor executivo Rodrigo Montoro. Além destes, Quintiliano Lemos será o preparador físico, e Gilberto, ex-América, será o preparador de goleiros.

Na entrevista, também foi abordada a montagem do elenco, com a revelação de que há pré-contratos encaminhados com mais atletas. Ontem (25), a Banqueta antecipou a contratação do atacante Vitinho, que jogou pelo FC Cascavel e Sampaio Corrêa nesta temporada. Anisinho também falou sobre a previsão de quantidade de jogadores e sobre as categorias de base, desativadas há cinco anos.

“Tem alguns pré-contratos que foram encaminhados, e nós só esperamos a confirmação. Depois do dia 02, que a gente for eleito, no dia 03 já oficializamos alguns jogadores, que aí já tem condição de assinar o contrato oficial. (…) Se depender de mim, a base vai ser sempre prioridade. Tanto é que na nossa moldagem da equipe, nós colocamos 25/26 jogadores de contratação. 
Se nós tivéssemos a base, seria no máximo 18. Então vamos focar primeiro no Campeonato Mineiro, a maioria dos times aqui são SAFs, estão vindo fortes, estão investindo, e o Villa também vai investir.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *