Campeonato Mineiro 2025 pode ter datas antecipadas?! entenda
Proposta da CBF pode alterar programação de rotina do estadual em Minas Gerais
O Campeonato Mineiro de 2025 pode ter seu período de disputa antecipado em relação às datas das temporadas passadas. Segundo o UOL Esportes, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou uma proposta de calendário para o próximo ano, na qual propõe que os estaduais pelo país tenham início na semana dos dias 7 e 8 de janeiro, encerrando-se no começo de março, mantendo a reserva de 16 datas para sua realização.
O motivo da antecipação seria a antecipação do Brasileirão e o encaixe do “Supermundial de Clubes”, que terá quatro clubes da Série A. Essa ideia dependerá do aval das federações estaduais, inclusive da própria Federação Mineira de Futebol (FMF), mas já foi aprovada pela maioria das equipes que compõem a Comissão Nacional de Clubes (CNC).
A própria FMF buscou realizar o arbitral do Mineiro 2025 ainda na primeira quinzena de novembro. A primeira data prevista seria nesta sexta-feira (8), depois foi adiado para o dia 12 (terça-feira). Entretanto, como ainda não há certeza sobre o calendário brasileiro, a entidade optou por deixar indefinida a data da reunião com os clubes, até que haja algo previsto e firmado pela CBF para que o estadual seja organizado.
+ Acompanhe mais notícias do Leão do Bonfim pelo Portal, através do site, Instagram, Twitter, Threads e Facebook.
O questionamento é se haverá alterações no regulamento de disputa e como a FMF organizaria o campeonato de acordo com a proposta. Em 2023 e 2024, a FMF realizou o campeonato em 12 das 16 datas disponíveis, sempre com início após o 20º dia de janeiro e término no começo de abril. Os clubes da capital, Cruzeiro e Atlético, possuem pré-temporada marcada nos Estados Unidos para o meio de janeiro, após a data proposta pela CBF, o que pode influenciar no debate da realização do estadual em Minas.
Nas duas temporadas passadas, a fórmula dividia as 12 equipes em três grupos, com cada time enfrentando os clubes das outras chaves em oito rodadas na primeira fase. A semifinal era disputada pelos líderes de cada grupo e o melhor vice das chaves. Tanto as semifinais quanto a decisão eram partidas de ida e volta, assim como o Troféu Inconfidência (disputado entre o 5º e o 8º lugar geral). Os três piores disputavam o triangular do rebaixamento.
+ Conselho aprova dissolução e novo quadro toma posse no Villa Nova
O Villa Nova fica atento à questão para se preparar para a próxima temporada. A antecipação pode ser um desafio em termos de tempo para a montagem do elenco, na mesma medida que a instituição busca viabilizar a transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Além disso, o departamento jurídico villanovense já busca reverter o processo de ‘transfer ban’ na FIFA, ocasionado por uma ação do jogador Bocanegra, que impede o registro de jogadores no BID.
Além do Leão do Bonfim e do trio Cruzeiro, Atlético e América, os seguintes clubes jogarão o estadual no ano que vem: Athletic, Aymorés, Betim, Democrata-GV, Itabirito, Pouso Alegre, Tombense e Uberlândia.