Como fica o cenário do Villa Nova na briga pela semifinal do Campeonato Mineiro 2024?
Alvirrubro de Nova Lima vê possibilidades para ainda buscar o mata-mata estadual
O Villa Nova se prepara para a reta final da fase de grupos do Campeonato Mineiro. Diante dos últimos resultados, a equipe de Vinícius Munhoz faz as contas para ainda buscar a possível classificação para a semifinal, colocado como uma meta para esta temporada. Com a sequência de três jogos sem vencer, sendo um empate positivo frente ao América, o Leão do Bonfim acabou se afastando da liderança do Grupo B, que havia conquistado até a metade do estadual.
Apenas a vitória interessa ao clube. Apesar da fase, o Villa ainda possui chances de brigar. Além de estar na busca pela ponta da chave, o time vê a possibilidade de ser o melhor 2º colocado entre os três grupos, principalmente tendo um duelo direto frente ao Tombense (atual melhor vice-líder) em casa no próximo sábado (24). Além do Gavião, o Alvirrubro fechará a participação na 1ª fase frente ao Democrata/GV fora de seus domínios.
CONFIGURAÇÃO DA TABELA
Hoje, o Villa Nova é o vice do Grupo B com 8 pontos, sendo dois a menos que o líder Atlético-MG. Atrás do clube, vem o Pouso Alegre (6 pts) e Uberlândia (5 pts). Considerando a tabela geral, a equipe é o 6º lugar geral e o 3º melhor entre os times em segunda colocação dos grupos. Atualmente, Tombense (12 pts) – que será o próximo adversário – e o Athletic (10 pts), estão na frente considerando a disputa para se classificar como vice colocado.
+ Acompanhe mais notícias do Leão do Bonfim pelo Portal Villa Nova, através do site, Instagram, Twitter, Facebook e YouTube.
CENÁRIOS PARA A CLASSIFICAÇÃO
Como líder do Grupo B
Para a penúltima rodada, o Villa Nova tem apenas um caminho para reassumir a primeira posição da chave. Precisa vencer o Tombense no Alçapão e torcer para o América bater o Atlético no clássico da capital. Caso isso ocorra, o Leão iria para 11 pontos e ultrapassaria o alvinegro com um ponto de vantagem. Assim, iria até Governador Valadares dependendo de si para avançar.
Considerando que o Leão do Bonfim vença e ocorra um empate em Belo Horizonte, isto faria a pontuação se igualar e a disputa iria também para o saldo de gols, onde a equipe atleticana está superior, mas ainda ficando com o cenário em aberto no fechamento da primeira fase, tanto na briga pela ponta quanto na busca para ser o melhor 2º lugar. Caso o Villa ganhe e o Galo também, a diferença iria se manter a mesma com a desvantagem de dois pontos, ficando com uma disputa ‘mais favorável’ para tentar avançar como vice-líder.
Veja também: Saiba detalhes sobre a venda de ingressos para Villa Nova x Tombense
Como melhor 2º colocado
Olhando para o panorama da tabela geral, o Villa Nova terá um duelo de ‘vida ou morte’ diante do Tombense. Caso vença o duelo direto, ficará com um ponto de diferença do Gavião (12 pts contra 11) e precisaria vencer o Democrata, além de torcer para um tropeço do rival de Tombos diante do América. Também seria necessário um tropeço do Athletic nesta rodada frente ao Uberlândia, ou na última partida contra o Itabirito, já que o Esquadrão é o 2º melhor vice com 10 pts hoje. Um empate já acabaria de vez com as chances neste cenário.
Em caso de revés
Caso venha a ser derrotado para o Tombense, o melhor cenário para se manter com chances seria com derrota do Atlético, além de contar que Pouso Alegre e Uberlândia não venham a pontuar de forma a ultrapassar a equipe alvirrubra. Assim, na última rodada, o Villa precisaria bater o Democrata e torcer para que o Galo sofra uma nova derrota, diante do Ipatinga. Caso o time perca ou empate, e os atleticanos triunfem contra o Coelho ou Tigre, o Leão estará fora e buscará a garantia de disputar o Troféu Inconfidência.
Pingback: Pré-jogo: Villa Nova recebe o Tombense ainda sonhando com semifinal do Mineiro - Portal Villa Nova