segunda-feira, maio 20, 2024
2022EntrevistasEspeciaisNotícias

Fora de campo: Arquiteta fez projeto de TCC sobre o Villa Nova

A arquiteta Thalia escolheu o Leão para ser seu assunto do TCC

A maioria das graduações pede, em seu último período, um trabalho de conclusão de curso para conceder ao aluno o diploma. Um período tenso, rodeado de muitas tarefas e pensamentos para os estudantes que esperaram tanto tempo para se formar. Mesmo com toda essa pressão, Thalia Kneipp de 23 anos lembrou do Glorioso Leão do Bonfim na hora do momento mais decisivo de sua graduação. Em entrevista ao Portal Villa Nova, ela falou um pouco sobre esse momento. Confira com exclusividade:

Se apresente para os torcedores e conte um pouco sobre como surgiu essa ideia

Meu nome é Thalia, tenho 23 anos, e no segundo semestre de 2021 eu concluí minha faculdade de Arquitetura e Urbanismo, onde meu TCC (trabalho de conclusão de curso) foi sobre o CENTRO DE TREINAMENTO VILLA NOVA A.C.

A ideia surgiu pelo fato de eu ser uma pessoa apaixonada com esportes, principalmente com o futebol. Muitas vezes as pessoas assistem o futebol e não sabem da grandeza por trás daquela partida ou daquele time.

Além disso eu sou mineirinha, então quis trazer essa identidade também para o projeto, e pesquisando sobre times mineiros que não possuem um CT, o Villa Nova se encaixaria. Mas também fiquei encantada com a história da equipe e com o fanatismo da torcida.

Explique um pouquinho sobre como seria esse CT

O projeto contempla a construção de um CT autossustentável, no qual o edifício engloba toda a área de serviço, o administrativo e a hotelaria. Há um campo padrão FIFA, um mini campo e uma área médica bem completa para atender toda a necessidade dos jogadores.

Subindo a rampa, logo após a entrada principal, há toda uma área para a preparação física dos atletas.

Os campos seriam de grama sintética, já que seriam implantadas placas cinéticas abaixo da grama. Sendo assim, com o movimento dos atletas, a energia cinética seria convertida em energia elétrica através de um transformador, o que traria economia para o clube.

A ideia foi além de um CT, trazer uma área de arborismo, para que aconteça toda uma sociabilidade entre os novalimenses.

Também foi possível trazer para o projeto um ginásio, para incentivar a prática de esportes, que contemplaria uma quadra poliesportiva com arquibancada para 310 pessoas, um restaurante para 196 pessoas e toda a área de vestiários embaixo da arquibancada. Já o mezanino seria destinado ao Núcleo Social, que é pra dar apoio aos atletas e seus familiares.

Devido ao fato do terreno conter várias árvores de várias espécies, a estratégia foi criar ali uma área de convivência, que contém playground, trilha ecológica, trilha suspensa que termina com uma pequena tirolesa, área de piquenique, mesa de jogos e slackline.

One thought on “Fora de campo: Arquiteta fez projeto de TCC sobre o Villa Nova

  • Maria Lúcia Ferraz Carlos

    O Brasil ,precisa de política pública que valorize profissionais jovens como Thalia que se dotou de esforço com entusiasmo busca competências para arquitetar projetos como este inovador bonito aos olhos e confortável para quem usará. Parabéns Thalia. Orgulho de vc.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *