domingo, maio 19, 2024
2022EntrevistasEspeciaisNotícias

João Roupeiro e Villa Nova, uma história que atravessa gerações

Um amor de gerações!

A história do Leão é rica e cheia de grandes personagens que contribuíram com o seu melhor no dia a dia do clube. Quando se pensa em clubes de futebol, a primeira coisa que vem a cabeça são os jogadores que vestem o manto no gramado verde. Porém em 1977 chegava no Villa uma pessoa que ali ficaria por vários e vários anos.

Quando o Leão tinha ainda 69 anos, João Bosco Pio ou João Roupeiro como é conhecido chegava ao clube para iniciar sua trajetória fora dos gramados.
Uma pessoa determinada e honesta, fazia seu trabalho com paixão para o clube da sua cidade. Sem imaginar que ficaria no Villa Nova por mais de quatro décadas, aos seus 22 anos João viu o Leão vencer o América na final da Taça Minas Gerais e levar o caneco para casa. Um misto de emoções logo em seu primeiro ano.

Ali se iniciava uma das parcerias mais longas de Minas Gerais, diante dos seus olhos João viu grandes craques vestir a camisa do Leão do Bonfim como: Pirulito, Índio, Zé Maurício, Bosco, China, Helinho, Nilton, Sergio Araujo, Natal e Marinho. E também viu grandes treinadores como Arizona, Lito, Martim Francisco, Gilson Clener e Osmar Guarnelli. Mas uma pessoa é especial para João, ele foi o primeiro roupeiro do zagueiro Luizinho que iniciou sua carreia no Leão e depois viria a vestir a camisa da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo.

Uma vida inteira de dedicação ao Villa Nova, por 43 anos, João Bosco fez seu trabalho de roupeiro sendo conhecido por todo o estado e admirado por todos os seus colegas de profissão. João chegou jovem ao Villa, com apenas 22 anos e sua história de vida se misturou com a história de vida do Leão que durante 4 décadas cresceram juntos, envelheceram juntos, criaram laços juntos. Hoje João tem 65 anos, é casado com sua esposa Regiane e tem um filho, Davi. Infelizmente devido a um acidente em 2020, ficou afastado e não retornou mais ao Leão do Bonfim.

Ele foi mais do que um roupeiro, era um conselheiro aos jovens atletas, para ele não tinha tempo ruim, trabalhava nos feriados, trabalhava nas suas férias, fazia outras funções como auxiliar a lavanderia do clube no almoxarifado. Um verdadeiro ÍDOLO.

Em uma breve entrevista ao Portal, nós conseguimos falar um pouquinho com essa grande figura:

Nesse seus anos como roupeiro do time, qual o fator mais marcante para você?
João: Houveram vários momento marcantes, lembro de quando o Villa foi vice campeão Mineiro em 1997 na qual
levamos 135 mil pessoas no estádio Mineirão, uma campanha história que orgulhou toda a cidade, também teve em 2006 conquistamos o
bicampeão da taça de Minas Gerais sobre o comando do nosso querido amigo Pirulito, o Alçapão estava abarrotado, chovia muito e fomos campeões diante da nossa torcida.

Dos elencos do Villa do qual você viu no vestiário, qual era o mais unido?
João: Trabalhei com muitos elencos, são 43 anos de história e todos com que eu tive contato foram profissionais e honraram a camisa do Villa.

Você era o roupeiro do time até 2020, quando infelizmente sofreu o acidente, você um dia planeja voltar ou agora você
prefere descansar
?
João:Infelizmente foi um acontecimento tão rápido que nem gosto de lembrar. Mas graças
a Deus hoje estou bem, sobre voltar para o Villa: O futuro pertence a Deus

Qual o maior craque que você viu usar a camisa alvirrubra?
João:Foram muitos jogadores, porém teve o saudoso José Carlos que era um grande jogador e que depois jogou no Cruzeiro, também menciono mais dois Natal e Nini.

João acima de tudo, você é um símbolo do Leão, um dos funcionários mais
conhecidos de toda a história do clube. Qual recado você daria hoje para a torcida
do Villa e o que você deseja para o Leão no futuro?

João: Para a torcida do Villa deixo um abraço do fundo do meu coração a cada torcedor que teve um carinho muito
grande comigo. E para o Villa Nova, o grande Leão do Bonfim eu desejo a felicidade, prosperidade daqui pra
frente, que venha um futuro cheio de alegrias.

Deixamos aqui essa singela homenagem a uma pessoa que merece todo o nosso carinho pois foi um verdadeiro guerreiro no vestiário por todos esses anos. João você sabe o que é ser Leão do Bonfim e não haverá outro como você.

Com muito carinho, EQUIPE PORTAL VILLA NOVA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *