Com pênalti ‘polêmico’, Villa Nova empata com o Betim e fica com cenário delicado no Mineiro
Leão demonstrou vontade e momentos de melhora, mas conquista apenas um ponto

Na partida válida pela 7ª e penúltima rodada do Campeonato Mineiro 2025, o Villa Nova visitou o Betim na Arena Vera Cruz no sábado (08). Assim como se esperava, o duelo foi muito aberto, uma vez que as duas equipes precisavam do resultado. Apesar de muita ofensividade, nenhuma das duas produziu o suficiente para conquistar seus objetivos, e os gols saíram em lances pontuais.
O JOGO
O Leão foi a campo com muitas mudanças na escalação, incluindo a entrada de Victor Lube no lugar de Geaze. Outra mudança foi a estreia do ponta direita Robinho, e a volta de Anderson Paulista na titularidade.
Mesmo com objetivos diferentes no campeonato, as duas equipes precisavam muito da vitória, e foram a campo jogando para frente. Com os dois times abertos, e em muitos embates físicos, houve muita produção ofensiva, mas sem criar grandes chances. Ao decorrer do jogo, em bom contra-ataque puxado pelo Villa, Norberto e Anderson Paulista se entendem para achar Robinho na ponta esquerda, que balançou a marcação mas chutou fraco de fora da área, para defesa tranquila do goleiro do Betim.
Na reta final da primeira etapa, aos 40 minutos, o Villa vinha criando ofensivamente, mas sem finalizar, quando num belo escanteio cobrado por Robinho, o zagueiro Luís Felipe subiu livre de marcação e testou bonito pro fundo do gol e abriu o placar para a equipe alvirrubra. Ainda no finalzinho do primeiro tempo, o Betim reagiu após sair atrás e carimbando a trave de Victor Lube em um belo cabeceio de Laércio, quase empatando para os mandantes.
+ Acompanhe mais notícias do Leão pelo Portal, através do site, Instagram, Twitter, Threads e Facebook.
Antes do começo do tempo complementar, o Betim fez diversas modificações e veio para cima do Leão do Bonfim. Nos primeiros 10 minutos da primeira etapa, o técnico Eugênio Souza fechou o time colocando o lateral esquerdo Yan no lugar do camisa 10 Anderson Paulista.
O segundo tempo decorreu, e aos 17 minutos do segundo tempo o árbitro foi ao VAR e após longa revisão no vídeo detectou pênalti de Jorginho em Miticov. A bronca ficou por conta de uma falta de ataque não marcada contra o próprio meia, além do lance não ter tido causa ou força contra o atacante Tricolor. Diante das contestações, o auxiliar João Paulo ‘Pirulito’ foi expulso no banco.
Na cobrança, João Diogo converteu a penalidade com muita segurança e empatou o jogo para o Betim aos 22. Após sofrer o gol, a equipe do Villa Nova não conseguiu manter a ofensividade efetiva e sofreu com momentos de pressão até o apito final, selando o empate amargo.
CENÁRIO E PRÓXIMO COMPROMISSO
Após o empate, o Villa Nova se manteve na lanterna do Grupo C e da classificação geral, indo para a última rodada na zona de rebaixamento e com chance iminente de queda. O último confronto do Leão é em casa, recebendo o Tombense, líder do grupo A, na quarta-feira (12), às 19h45, no Alçapão do Bonfim. O time é obrigado a ganhar e vai depender de outros resultados.
ATUALIZAÇÃO: NOTA DE REPÚDIO
Após o confronto, a direção villanovense emitiu uma nota para a imprensa. No documento, o clube contesta erros de arbitragem, em especial, do pênalti marcado. Confira:
A diretoria do Villa Nova Atlético Clube vem a público manifestar seu total repúdio aos recorrentes erros de arbitragem que vêm prejudicando a equipe na disputa do Campeonato Mineiro.
No jogo deste sábado, 08 de fevereiro de 2024, contra o Betim Futebol, mais uma vez fomos vítimas de uma decisão absurda da arbitragem, que assinalou um pênalti inexistente a favor da equipe adversária, comprometendo a lisura e a regularidade da competição.
Ressaltamos que este não foi um caso isolado. No confronto contra o Uberlândia Esporte Clube, nosso time também foi penalizado por uma marcação duvidosa de pênalti, evidenciando um padrão de erros que precisa ser urgentemente corrigido pela Federação Mineira de Futebol (FMF).
O Villa Nova exige providências imediatas por parte da FMF, com a devida análise e responsabilização dos envolvidos, para que tais equívocos não voltem a se repetir. O futebol mineiro precisa de uma arbitragem qualificada e imparcial, que preserve a justiça esportiva e respeite o trabalho dos clubes.
Seguiremos firmes na defesa dos interesses do Villa Nova Atlético Clube e de sua apaixonada torcida, sempre em busca de um futebol transparente e honesto.
