terça-feira, dezembro 3, 2024
2022Bastidores e MaisNotíciasTime Principal

Villa Nova conhece grupo no Campeonato Mineiro 2023, que terá nova fórmula de disputa e possíveis “melhorias”

Conselho técnico determina novas medidas ao campeonato, altera formato de disputa com fase de grupos e Leão do Bonfim cai em “grupo da morte”;

Foto: Reprodução/Federação Mineira de Futebol

Nesta tarde de Terça-Feira (24), ocorreu o conselho técnico do Campeonato Mineiro 2023 no Estádio Mineirão em Belo Horizonte, com a presença dos representantes dos 12 clubes na disputa, os clubes e a Federação Mineira deliberaram novas medidas para possíveis “melhorias” ao torneio e uma alteração radical na forma que conhecemos o Estadual de Minas Gerais. Na ocasião, o Leão do Bonfim foi representado pelo presidente executivo, Bruno Sarti, e pelo Vice Administrativo, Tiago Tito.

A principal mudança será na forma que o campeonato será disputado, a Primeira Fase será em fase de grupos, os 12 clubes serão divididos em 3 grupos com 4 equipes, sendo que, cada clube da capital serão os “cabeças de chave” e os jogos serão na forma de “grupo x grupo” em 8 rodadas, os times do mesmo grupo não se enfrentam. A mudança marca uma redução de 14 para 12 datas no Estadual com relação à edição do ano passado devido a um possível retorno da Copa Sul-Minas ao calendário.

O Portal explica com mais detalhes sobre os principais pontos deste arbitral do Campeonato Mineiro 2023:

OS GRUPOS DA PRIMEIRA FASE: VILLA ESTARÁ EM “GRUPO DA MORTE”

Para a definição da semifinal, serão classificados o Primeiro colocado de cada um dos três grupos e o melhor segundo colocado no geral, o Leão do Bonfim, com o novo formato, deixará de enfrentar um dos clubes da capital nesta fase, e em sorteio, o Villa conheceu contra quais equipes irá buscar seus objetivos, na avaliação geral, o Leão estará em um grupo difícil em que muitos já estampam como “da morte”. Confira:

  • Grupo A: VILLA NOVA, Atlético-MG, Athletic e Pouso Alegre
  • Grupo B: América, Caldense, Patrocinense e Democrata SL
  • Grupo C: Cruzeiro, Democrata GV, Tombense e Ipatinga

As fases Semi-final e Final serão em ida e volta, sendo que o clube de melhor campanha obtida terão a vantagem no critério de desempate.

Foto: Reprodução/Gabriel Moraes

TROFÉU INCONFIDÊNCIA E REBAIXAMENTO

Mesmo com a nova configuração do estadual, o Troféu Inconfidência foi mantido para o ano que vem, uma classificação geral entre os 12 clubes servirá para definir quem irão para o torneio, que será composto entre o Quinto e o Oitavo colocado gerais.

Polêmico neste ano sobre vagas ao Brasileirão Série D, foi definido que a classificação final do estadual também dependerá da disputa do torneio como “somatória”, ou seja, dependendo de como for a definição da primeira fase, a taça paralela poderá interferir na definição de vagas para a Quarta Divisão nacional.
O mesmo vale para a Copa do Brasil que terá os quatro finalistas classificados, entretanto caso abra vagas via estadual, será repassado através da campanha no Inconfidência.

O rebaixamento também terá uma nova forma de ser definido, os três piores da classificação geral da primeira fase irão compor uma “triangular” e se enfrentam contra a degola, os dois piores desta triangular serão rebaixados ao Módulo II de 2024.

CUIDADO COM OS GRAMADOS E AMPLIFICAÇÃO DO VAR

A Federação determinou que os clubes precisam deixar os gramados em bom estado para a disputa até o dia 20 de dezembro, caso contrário, a FMF irá assumir a responsabilidade e “interditar” os estádios até estar próximo do início do campeonato para cuidar dos gramados junto a uma empresa que será responsável pelas melhorias, sem que qualquer clube precise arcar com os custos.

O Árbitro de vídeo, que antes só era disponibilizado no mata-mata, agora será presente em todas as partidas independentemente da fase, a medida é colocada diante dos diversos erros de arbitragem ocorridos nas últimas edições, o VAR também será custeado inteiramente pela Federação.

O QUE DIZ O VILLA SOBRE AS MUDANÇAS

Em contato com o presidente do Villa Nova, Bruno Sarti, que esteve presente no arbitral representando o clube, o executivo avaliou as mudanças como “razoável” e avalia o formato como um teste, destacando que a nova fórmula foi aprovada por unanimidade e que o campeonato é disputado com alta dificuldade em qualquer formato, Bruno também ressalta que a redução de datas traz uma economia com relação aos custos com menos viagens e demais fatores em jogos. O presidente ainda destacou que este “laboratório” pode servir para visar uma disputa na Copa Sul-Minas.

Um comentário sobre “Villa Nova conhece grupo no Campeonato Mineiro 2023, que terá nova fórmula de disputa e possíveis “melhorias”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *