domingo, fevereiro 2, 2025
2025EspeciaisNotíciasSlideTime Principal

Villa Nova e Democrata-GV traz histórico ‘equilibrado’ e duelos decisivos nos últimos anos

Villa Nova e Democrata/GV protagonizam duelos decisivos
Foto: Bruno Cantini/Villa Nova

No próximo domingo (19), Villa Nova e Democrata-GV entram em campo para escrever mais um capítulo na história do confronto. Após 39 anos, as equipes se enfrentarão em uma estreia de Campeonato Mineiro. Ao longo dos últimos anos, os duelos entre o Leão do Bonfim e a Pantera protagonizaram diversas decisões em campo, com direito a mata-matas e disputa de título. Além disso, os números trazem um verdadeiro cenário de equilíbrio no histórico.

Segundo dados extraídos do Almanaque do Leão do Bonfim, atualizados para os dias atuais, o Villa Nova tem uma ligeira vantagem neste histórico. Ao todo, foram 74 partidas, sendo 26 vitórias do lado Alvirrubro, 24 empates e 24 triunfos para o Democrata. Falando em gols, foram 97 tentos marcados pelo Villa, contra 93 gols democratenses.

A maior goleada do histórico é villanovense. Pela 5ª rodada do Grupo 14, no Campeonato Brasileiro da Série C de 2007, o Leão do Bonfim aplicou um sonoro 7 a 1 diante do Alvinegro, no dia 30 de julho daquele ano, no Castor Cifuentes. Os gols alvirrubros foram marcados por Fabinho Alves, Rômulo (2x), Márcio Diogo, Riso Surubim (contra), Paulo César e William César. Foi a maior goleada daquela edição e o melhor resultado do Villa em competições nacionais.

O EQUILÍBRIO DAS ESTREIAS

Em três oportunidades, Leão e Pantera se enfrentaram em uma estreia de Campeonato Mineiro. Na primeira vez, em 1979, vitória villanovense por 3 a 2 fora de casa, com gols de Luiz Carlos (2x) e Faísca. Cinco anos depois, em 1984, nos domínios do Villa, houve empate sem gols. Na última oportunidade, novamente sob mando democratense, em 1986, os Alvinegros levaram a melhor, vencendo por 2 a 0. Em 1982, o Leão fez sua estreia contra o Democrata, mas o rival já havia estreado contra o Cruzeiro naquele ano. Na ocasião, jogo empatado em 1 a 1.

Veja também: Diante do Democrata-GV, Villa Nova busca melhorar retrospecto em estreias do Mineiro

HISTÓRICO RECENTE DE DUELOS DECISIVOS

Em 2021, Villa Nova e Democrata-GV se enfrentaram na Hexagonal Final do Módulo II. Na última rodada da fase decisiva, em Nova Lima, ambos protagonizaram um confronto direto pelo título da divisão de acesso, realizando literalmente uma ‘final’. O Leão levou a melhor em seus domínios, vencendo por 3 a 1, conquistando a sua segunda taça da divisão, e ambos retornaram para a elite do estadual.

No ano seguinte, se enfrentaram na semifinal do Troféu Inconfidência. O Villa venceu o confronto da ida, em Governador Valadares, por 2 a 1, mas, no Alcapão do Bonfim, a Pantera reverteu o placar agregado e superou a vantagem alvirrubra de melhor campanha, vencendo por 3 a 1. O time de Governador Valadares saiu campeão do torneio na final, diante do Tombense.

Em 2023, novamente se cruzaram na semifinal da mesma competição, e desta vez deu Leão. O time alvirrubro venceu no Mamudão por 2 a 0 e repetiu o placar em Nova Lima, carimbando com estilo a vaga para a decisão. A final do Troféu Inconfidência acabou em vice-campeonato para o Villa, que perdeu os dois duelos da decisão para o Tombense.

No ano passado, as equipes se enfrentaram na última rodada da primeira fase do Mineiro. O Democrata já estava no sufoco, garantido no triangular do rebaixamento, enquanto o Leão ainda tinha o objetivo de disputar o Troféu Inconfidência novamente e escapar da degola, ainda que a chance de disputar o ‘torneio da morte’ fosse remota. A Pantera acabou jogando um ‘balde de água fria’, vencendo por 2 a 1 e deixando o Leão no ‘limbo’, ou seja, eliminado da primeira fase, sem mais nenhum destino.

ITLOC - Locação de Equipamentos de Informática em Belo Horizonte-MG

Autor

Um comentário sobre “Villa Nova e Democrata-GV traz histórico ‘equilibrado’ e duelos decisivos nos últimos anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *