Villa x América: Um duelo que representa muito mais que apenas tradição
Leão e Coelho protagonizam no sábado um dos maiores confrontos de Minas Gerais
No dia 05 de Março de 2022, Villa Nova e América entram em campo para realizarem o duelo de número 278 na história entre as equipes. Visto por muitos como apenas um duelo de times tradicionais e vitoriosos em Minas, o confronto carrega muito mais por trás do que apenas números de jogos e troféus nas estantes. Nessa matéria vamos falar sobre o simbolismo de resistência protagonizado por Leão e Coelho no futebol mineiro.
Quando se fala em futebol em Minas, a primeira coisa que vem a cabeça de uma pessoa que entende o mínimo de futebol é Cruzeiro x Atlético. E não é por menos, os dois times ultrapassaram a barreira do estado e se tornaram famosos nacionalmente, conquistando torcedores em quase todos os locais do Brasil. Porém quando se aprofunda na história do desenvolvimento do futebol nos gramados mineiros, a relevância de Villa e América se torna inquestionável, contra um ambiente hostil na Região Metropolitana de Belo Horizonte as duas equipes construíram história própria e torcedores fiéis mesmo que não na escala de multidões.
Só quem vive o futebol na capital ou ao redor sabe o quanto a hegemonia da dupla é forte e praticamente impossível de ser quebrada. Mas existem sim pessoas que optam pelos lados alternativos, como é no caso dos torcedores do Leão e Coelho. O time de Nova Lima e o time verde de BH são de longe os times que mais conquistaram títulos e relevância histórica ao longo dos mais de 100 anos de existência de cada um.
No lado alvirrubro, existe todo um folclore por trás do Villa. O Leão é o segundo time mais antigo de Minas com 113 anos, o quarto mais vitorioso dentro de seu estado e que já chegou a conquistar um Campeonato da Série B em 1971. O Villa nunca abdicou de suas raízes, nunca mudou de nome, cores, estádio e principalmente nunca mudou de cidade. O que torna o Villa tão especial é a sua conexão tão profunda com a cidade de Nova Lima, o Leão é o maior patrimônio da cidade sem dúvida alguma, é o centro das atenções, mesmo que agora não seja o mesmo de antes. Muitos não consideram o Villa um time do interior pela proximidade de Nova Lima com Belo Horizonte, mas a verdade é de que o Leão sofre tanto ou até mais que os times afastados. POUCOS conseguiriam sobreviver por 113 anos ao redor de times mais estruturados e vitoriosos, é muito difícil manter uma cultura de um time e mais difícil ainda quando ele não ganha título todo anos.
Do lado verde, temos uma equipe de 109 anos e que conquistou também vários títulos mineiros como também nacionais. O América hoje é um dos poucos clubes que ainda batem de frente tecnicamente com Cruzeiro e Atlético, o Villa apesar de toda a tradição e títulos não sabe o que é isso há um bom tempo. O Coelho sofre um pouco mais quando o assunto é torcida, dividindo o município de BH com a dupla, a conquista de adeptos se torna ainda mais complicada , o América não é conhecido por ser um time de massa, é justamente ao contrário. Porém mesmo com as adversidades hoje a equipe está na Série A, Libertadores e Copa do Brasil!
MOMENTO
As equipes vivem historicamente momentos distintos, o Villa tenta passar por um de seus anos mais complicados enquanto o América está em um dos seus maiores auges, disputando pela primeira vez a Libertadores e com uma estrutura e administração exemplar em MG.
TÍTULOS
O América conquistou 16 Campeonatos Mineiro, contra 5 do Villa. A observação que fica é de que desde que disputam juntos o Estadual, o América conquistou 6 e o Villa 5. No deca campeonato do Coelho, o Leão não teve a oportunidade de disputar o campeonato belo horizontino justamente pela distância entra as Nova Lima da capital.
O América conquistou 2 Série B contra 1 do Villa.
O América conquistou 1 Série C contra nenhuma do Villa.
O Villa conquistou 2 Taças Minas Gerais contra 1 do América.
RIVALIDADE
Por mais que seja um duelo de peso e que a rivalidade exista entre as torcidas, o ambiente hoje se mantem de forma sadia. Alguns torcedores consideram o América o maior rival do Villa e vice-versa. Por fatos históricos o maior rival do Leão deveria ser o Atlético, porém o clube alvinegro se distanciou muito em todas as esferas, então o América vem logo em seguida por todo o equilíbrio entre as equipes.
TORCIDA
Por mais que o momento do Villa não seja um dos melhores, o Leão tem uma média de público maior que o do América no Campeonato Mineiro.
O Leão tem uma média de 983 pessoas por jogo contra 843 do Coelho que vive uma ótima fase. Um fator que pesa a favor do Villa é ser considerado o time da cidade, então mesmo que a pessoa torça para um outro time, ela vai ao estádio para apoiar o Leão justamente por ele ser de Nova Lima.
RETROSPECTO
JOGOS DISPUTADOS 277
VITÓRIAS DO VILLA NOVA 94
VITÓRIAS DO AMÉRICA 108
EMPATES 74
RESULTADOS DESCONHECIDOS 01
A resistência de Villa e América deve ser vista com muito orgulho por seus torcedores, construir uma história com mais de 100 ativos anos não é para qualquer um, ir na contra mão da multidão e seguir o que o coração QUER deve ser um motivo de alegria. Que no sábado possamos ter mais um grande duelo.