quinta-feira, novembro 21, 2024
2022Bastidores e MaisNotíciasTime Principal

Villa Nova tem recurso negado pelo STJD e está fora da Série D 2023; Presidente reconhece derrota nos tribunais

De forma unânime, pleno do STJD no Rio de Janeiro mantém vaga ao Brasileiro Série D ao Democrata e julga recurso do Leão como improcedente;

Villa Nova e Democrata decidiram vaga para a Série D sem tomarem conhecimento
Foto: Henrique Chendes/Villa Nova

O Villa Nova está oficialmente de fora da Série D de 2023, o Leão sofreu outra derrota nos tribunais após o Pleno do STJD entender que a interpretação do regulamento do Campeonato Mineiro feita pela Federação Mineira de Futebol está correta, e assim determinar, por unanimidade, que o recurso do Leão que reivindicava a vaga para a competição nacional pela campanha feita no Mineiro, é improcedente e assim foi negado.

O resultado no tribunal superior manteve a mesma decisão que ocorreu no TJD de Minas Gerais, quando o pleno no âmbito estadual optou por negar o recurso e assim determinar que a vaga para a Série D seria do Democrata de Governador Valadares, neste julgamento antes de recorrer ao STJD, o Leão chegou a ter um parecer favorável da procuradoria e ao menos um voto favorável que veio do presidente do pleno, entretanto, no STJD houve o inverso destes dois pontos, nada foi favorável ao Leão. A procuradoria chegou a alegar que o Villa apresentou dois pareceres diferentes para defesa do caso.

Após a eliminação do Villa Nova para o Democrata/GV pela semifinal do troféu Inconfidência, começaria a “dor de cabeça” do Villa sobre a questão da Série D após a Federação anunciar que a terceira vaga para o cenário nacional seria do clube do vale do aço, visto que, segundo a FMF, o Troféu Inconfidência interfere na classificação final do campeonato Mineiro, algo que o Leão contestou pela falta de clareza e conexão do regulamento com a determinação da Federação.

A defesa do Leão foi primeiramente representada pelo advogado Louis Dolabella no TJD de Minas, e logo após pelo Dr. Marcelo Jucá no STJD no Rio de Janeiro, o Villa contestou que o Mineiro e o Troféu Inconfidência são torneios separados, e ainda o fato do Villa ter sido considerado o classificado pela Federação Mineira (que modificou suas postagens nas redes sociais), além da vasta interpretação de regulamento feito pela FMF, mas que acabou não sendo acatado e suficiente para que o Leão obtivesse sucesso nos tribunais.

Com isso, o resultado e a classificação final homologada pela Federação Mineira foi reconhecida e o Leão terminou em Oitavo lugar devido à eliminação no Troféu Inconfidência.

Leão do Bonfim fica fora do Campeonato Brasileiro
Foto: Henrique Chendes/Villa Nova

O Portal Villa Nova procurou o Presidente Bruno Sarti para comentar sobre a derrota no STJD, o executivo do Leão foi reeleito recentemente para um mandato de mais dois anos à frente do Leão, Bruno reconheceu a perda da vaga nos tribunais e demonstra estar com “os pés no chão”, confira:

Infelizmente não fomos bem sucedidos no pleito pela vaga na série D, temos convicção de que a vaga deveria ser do Villa, mas a justiça desportiva entendeu de outra forma, vamos acatar civilizadamente o resultado e seguir adiante. A torcida villa-novense pode e deve ficar orgulhosa pois o clube lutou bravamente pelo seus direitos, infelizmente não se pode controlar tudo na vida.
Continuaremos, com muito carinho e dedicação, cuidando do nosso Villa.

Bruno Sarti, 13/10/2022

Perguntado sobre a questão do regulamento para 2023, Bruno Sarti demonstrou que crê que terá uma redação mais objetiva no próximo campoenato para evitar novas divergências.

O presidente do conselho deliberativo, Wagner Augusto, também comentou publicamente sobre a decisão do STJD:

Há uma eterna discussão filosófica entre o que é moral e o que é legal. Legalmente a vaga ficou com o Democrata-GV. Moralmente ela seria nossa. Tudo o que poderia ser feito a Diretoria Executiva tentou. Agradeço de público a ajuda do Fellipe e da EstrelaBet, sem a qual nem recorrer ao TJD e ao STJD o Villa conseguiria. Reitero minha gratidão aos doutores Gustavo Lopes, Louis Dolabella, Carlos Ramalho e Marcelo Jucá, este no Rio. (…) Na minha humilde opinião, o momento é de virar a página e assimilar mais esse golpe. Creio que não vale a pena buscar outro recurso. As cartas já estão marcadas contra o Villa. Vamos montar um time bom para buscarmos melhores resultados em 2023.

Wagner Augusto, 13/10/2022

Com a decisão, o Villa Nova terá somente o Campeonato Mineiro em seu calendário de 2023, previsto para começar em Janeiro, o Leão agora vira a página e foca nos preparativos para a disputa do estadual, o Villa aguarda o conselho técnico da FMF que ocorrerá no dia 24 de Outubro para decidir sobre questões ligadas ao regulamento e demais questões de disputa do campeonato.

Um comentário sobre “Villa Nova tem recurso negado pelo STJD e está fora da Série D 2023; Presidente reconhece derrota nos tribunais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *