sexta-feira, maio 10, 2024
2023COLUNAMais Informações e ExclusivasNotíciasTime Principal

Em Cima do Lance com Rodrigo Ferreira – O Villa cai no samba… da saudade

Confira a coluna semanal de Rodrigo Ferreira

FOTO: Reprodução/Acervo do Villa Nova AC

Caros Amigos (as), neste Carnaval o Leão do Bonfim vai colocar o seu bloco na avenida, ou melhor, em campo no sábado contra a Raposa, um tradicional rival que nos faz recordar de momentos nostálgicos da história de um clube e uma cidade vermelhante.  

E por falar em saudade…. Ô saudade. Era dia de Villa Nova e Cruzeiro, o confronto tomava conta das resenhas nos quatro cantos da cidade, até o Padre dava seu palpite na igreja, logo cedo as bandeiras alvirrubras já tremulavam nas janelas das casas, era fácil avistar alguém com a camisa de jogo do time amado da cidade. O moço dos bolinhos de feijão saia de casa com o balaio cheio, o dono do carrinho de pipocas sabia que a farra seria grande. Os fogos de artificio no ar já sinalizavam que estava chegando a hora. A hora de descer o morro que o Caldeirão iria ferver.  

Saudade também do tradicional Baile Vermelho e Branco

O extinto Ginásio Poliesportivo do Villa (hoje imóvel de propriedade da Prefeitura de Nova Lima) que por sinal encontra-se desde 2017 com as suas obras de revitalização inacabadas. Portanto o antigo Baile Carnavalesco era um dos maiores e melhores eventos da cultura novalimense que reunia milhares de foliões e gerava uma boa renda para os cofres da entidade. Hoje o Baile acontece em outro local sem o mesmo charme de quando era organizado pelo próprio clube que nada mais ganha com isso.  

Saudade de quando o Villa ficava na vanguarda do futebol

Exatamente, houve época em que o Villa disputava as principais competições, Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro (Divisão de Acesso), Taça Minas Gerais (Quando tinha), Campeonato Estadual das Categorias de Base, etc… Enfim, era uma temporada repleta de atividades, e um fator mais que primordial para qualquer equipe, o Villa sempre foi um grande formador de atletas.  

Hoje o clube ainda sobrevive graças a uma parceria com o Coimbra que já perdura por três anos e ajuda de empresários, a Categorias de Base continua desativada.  E quando surge um convite repentino para o clube disputar uma competição nacional, o Campeonato Brasileiro da Série D, para ter um calendário mais extenso e dar uma possível valorização em sua futura SAF, a diretoria resolve declinar e recusou a participação na competição.  

Sem entrar no mérito da questão, o Villa continua na contramão de vários clubes do interior, equipes como Tombense, Pouso Alegre, Atlhetic por exemplo estão mostrando para todo mundo ver que sem um grande orçamento mas com organização e planejamento podem sim conquistar muita coisa. É extremamente lamentável que uma cidade com o potencial econômico que tem Nova Lima ainda esteja com uma falta de visão gigantesca de seus gestores no que tange a infraestrutura e falta de criatividade absurda que literalmente nos deixa a cidade parada no tempo.  

Não conseguem pagar as dívidas do clube, não conseguem renegociar os déficits fiscais, para readquirir sua CND (Certidão Negativa de Débitos) não conseguem reativar suas Categorias de Base, não se dispõem a ter um calendário maior de competições, ou seja, no mês de Abril o clube fecha para balanço e daí pra frente seja o que Deus quiser, por que milagre é só com ele mesmo.   

Bom Carnaval pra todos!

Por Rodrigo Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *