domingo, maio 12, 2024
2021EntrevistasEspeciaisNotícias

Fora do campo: Entenda como funciona a alimentação dos atletas do Villa Nova com a nutricionista Simone Lage

Conheça como funciona a alimentação de um atleta de futebol profissional

FOTO: Reprodução/ Simone Lage

A alimentação saudável é essencial para uma melhor qualidade de vida, além de fornecer energia e um certo bem-estar, ela também pode prevenir e combater doenças. Para um atleta de futebol não é diferente, o corpo de um jogador precisa estar sempre em boa forma para que não afete o seu desempenho dentro de campo! A nutricionista do Villa Nova e Coimbra, Simone Lage, concedeu uma entrevista ao Portal Villa Nova e explicou sobre o assunto. Confira:

Como funciona a alimentação de um atleta profissional de alto nível como um jogador de futebol? E qual a importância dela?
Simone: Muitas pessoas imaginam que a alimentação do atleta é muito diferente, mas a base dos alimentos são as mesmas para uma pessoa comum, sendo comida de verdade (arroz, feijão, carne, verduras, legumes, frutas…), o que difere são as necessidades energéticas. A quantidade, frequência e intensidade dos treinos exigem uma alimentação acima de 3.000 calorias podendo chegar a 5.000 calorias/dia. Os carboidratos possuem um papel fundamental na vida do atleta de alto rendimento, pois sua função é fornecer energia e quando combinados com as proteínas, ajudam na recuperação e no ganho de tecido muscular. As reservas de carboidrato no corpo são limitadas e se a alimentação não for adequada, pode levar à fadiga, exaustão, lesão e afastamento dos jogos, por isso o cuidado com a alimentação é de extrema importância. A suplementação entra apenas como um complemento, e nunca é a base alimentar, os mais usados são: Whey protein, creatina, hipercaloricos, maltodextrina, isotônicos… A hidratação é outro fator importante que necessita de muita atenção e cuidados, pois uma baixa ingestão atrapalha no desempenho esportivo, raciocínio no jogo, causam cãibras, sendo que os atletas podem perder de 2 a 3 quilos durante uma partida de futebol, por causa da transpiração.

FOTO: Reprodução/ Simone Lage




Os atletas fora das instalações seguem as recomendações de alimentação?
Simone: O ideal seria, mas não conseguimos ter esse controle, é de responsabilidade de cada atleta, por isso a importância de palestras educativas, diálogos, conscientização. Em todos os clubes possuem metas de peso, percentual de gordura, desenvolvimento em campo, etc.. e para isso o atleta precisa estar dentro desses objetivos estabelecidos.

Em dias de jogos, a alimentação é a mesma de um dia normal?
Simone: A regra fundamental da nutrição esportiva é não comer ou beber nada diferente do habitual, para não causar mal estar ou desconfortos gástricos. Mas antes dos jogos damos atenção ao carboidrato para repor as reservas de glicogênio e fornecer energia durante todo o jogo, é fornecido isotônico e bebida de carboidrato durante e após os jogos, pois os estoques de carboidratos devem ser repostos, para que a energia perdida seja recuperada e a combinação com as proteínas ajudam na recuperação muscular.

FOTO: Reprodução/ Simone Lage


Sempre se falam dos jogadores, mas como está sendo a experiência para os profissionais do clube de estar representando agora o Leão nesse campeonato?
Simone: É um grande prazer e muito orgulho poder contribuir com o meu conhecimento para o Leão do Bomfim, um time de tradição com tantas histórias e conquistas e também trabalhar ao lado de uma equipe comprometida e dedicada.

Nutricionista Simone Lage Procopio CRN9:3525

Siga a Simone nas redes sociais : @sinutrir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *