Na estreia do retorno à elite, Villa Nova enfrenta clássico contra o Atlético em casa
Na abertura da temporada 2022 para o Alvirrubro após título do Módulo 2, Leão do Bonfim e Galo farão primeiro duelo pelo Campeonato Mineiro
A ansiedade e a espera pelo tão aguardado momento está chegando ao fim em Nova Lima! Nesta Quarta-feira (26), o Villa Nova voltará aos gramados oficialmente de volta à elite do Campeonato Mineiro, após um duro Rebaixamento em 2020, mas com muita raça, união, dignidade e em momentos eternizados no coração de cada torcedor, conseguiu o acesso e retornou para a Primeira Divisão com título mineiro do Módulo II pela segunda vez na história.
Na mesma semana em que a conquista do (Super)Campeonato Mineiro de 1951 completa 70 Anos, a estreia do Villa Nova no Estadual não poderia ser diferente, o mesmo duelo que consolidou a última conquista estadual Villa-novense em uma final eletrizante irá abrir a temporada do Leão.
O Villa Nova irá enfrentar o Atlético Mineiro em Nova Lima às 19:00 de Quarta, no Alçapão do Bonfim, 3.480 ingressos foram disponibilizados para a grande partida, obviamente com a maioria para o mar vermelho e branco que teve 2,5mil entradas à disposição.
A estreia também será a primeira oportunidade do torcedor alvirrubro de ter contato com o novo time do Leão e suas novas faces desde a renovação da parceria com o Coimbra Sports, o elenco que foi bastante renovado perante o comando técnico do experiente treinador Bruno Pivetti, traz a ligação de alguns jogadores do elenco que foi Campeão Mineiro do Módulo II no ano passado, jogadores revelações da base do Coimbra, e um pacote grande de novos reforços com diversos perfis veteranos e promissores que vieram diante do trabalho da diretoria de futebol gerenciada por Léo Franco, Marcelo Drummond e o carro-chefe Hissa Moyses. (Confira mais detalhes do elenco)
Ainda não se tem uma visão precisa de qual poderá ser o time titular para a partida, mas o último jogo-treino na goleada de 5×0 contra o Souza Moreira no Alçapão do Bonfim traz uma noção das pretenções de Bruno Pivetti para o clássico.
O time começou a primeira etapa do duelo preparatório da seguinte forma:
Glaycon; Danilo Belão, Gabriel Furtado, Kadu e Lucas Hipólito; Wesley Hudson, Leandro Salino, Renan Mota; Branquinho, Thiago Mosquito e Adriano Amorim.
Alguns jogadores como Jonathan Braz, Maurício, Gabriel Carioca, Gustavo Crecci, Matheus Lima, Bruno Rocha, Klysman Hanry e Dodôzinho, também foram utilizados na outro tempo do jogo-treino. Os gols foram marcados por: Branquinho, Adriano Amorim, Gabriel Carioca, Dodô e Mauricio.
Ao decorrer do tempo com as contrações e avaliações dentro do elenco, o clube regularizou os jogadores com a publicação dos contratos de empréstimo no BID da CBF, todos os 31 jogadores estão aptos a atuar pela camisa do Villa.
O Atlético vem com altas expectativas visando todo o decorrer da temporada, após a conquista do “Triplete” em 2021 (Mineiro/Brasileiro/Copa do Brasil), a expectativa principal no Galo está por conta da estreia do novo técnico argentino, Antônio Mohamed, conhecido como “El Turco”.
Apesar de contar com os inúmeros jogadores destaques dos títulos como Hulk, Eduardo Vargas, Keno, Zaracho, dentre outros; Além de novos reforços como o caso de Diego Godín, o Atlético irá vir para Nova Lima com um time completamente RESERVA para enfrentar o Leão do Bonfim. A confirmação de que o adversário irá com time alternativo veio do próprio treinador alvinegro, que afirmou a prioridade na SuperCopa do Brasil contra o Flamengo e a visão de laboratório que os clubes da Capital costumam ter do Campeonato Mineiro, portanto alguns jogadores de base e de poucas oportunidades no titular irão compor a delegação.
A provável escalação titular do adversário pode ser composto por: Rafael; Guga, Vitor Mendes, Igor Rabello, Dodô; Neto (Tchê Tchê), Calebe (Dylan), Guilherme Castilho; Ademir, Eduardo Sasha, Echaporã.
RAIO-X E CONFRONTO DIRETO
O clássico entre Leão e Galo é o duelo mais antigo do Estado de Minas Gerais, com ambos fundados em 1908 e poucos meses de diferença na idade, os clubes mais antigos do Estado possuem 113 Anos de duelo emblemáticos e batalhas que marcam o duelo mineiro tradicional.
Os duelos mais marcantes para a história Villa-novense no confronto ocorreram em Janeiro de 1952, quando Villa Nova e Atlético realizaram a final do Campeonato Mineiro de 1951 em uma melhor de três, uma edição que ficou conhecida como SuperCampeonato. Após dois empates em 1×1 e 2×2, o terceiro jogo da grande final no dia 27 de Janeiro de 1952 no Estádio Independência consolidou o título do Villa Nova após vencer por 1×0 com gol da Vaduca, o 5º título da história alvirrubra.
A última vitória do Leão do Bonfim contra o Atlético foi em 2018 em Nova Lima, com gol de pênalti por Daniel Morais, e na última partida em 2020, o Atlético levou a melhor vencendo por 3×1.
Confira as estatísticas oficiais do duelo:
(Fonte: Almanaque do Leão do Bonfim – Wagner Augusto Álvares de Freitas)
244 Jogos
46 Vitórias do Villa Nova
145 Vitórias do Atlético
51 Empates
2 Resultados Desconhecidos (EM 15/4/1917 E 13/9/1925)
273 Gols do Villa Nova
498 Gols do Atlético
Maior goleada aplicada:
28/4/1918 – domingo – Amistoso
Villa Nova 8×1 Atlético
Maior goleada sofrida:
27/10/1940 – domingo – Campeonato Mineiro
Atlético 7×1 Villa Nova