Veja o que está em jogo ao Villa Nova na última rodada do Campeonato Mineiro
Leão do Bonfim terá possibilidades em todos os cenários diante do Democrata/GV
Após uma grande classificação na Copa do Brasil, o Villa Nova passa a régua e volta seus focos para o Campeonato Mineiro de 2024. No fechamento da primeira fase, a equipe vai até Governador Valadares enfrentar o Democrata, neste sábado (2) às 16h30. O Leão terá todas as possibilidades oferecidas pela fase de grupos em jogo, do mais positivo ao negativo. Diante da queda de rendimento no estadual, a equipe se complicou por uma chance na semifinal e ainda vê a ameaça do ‘torneio da morte’. Entenda os cenários (tabelas ao fim da matéria):
CHANCES BEM DIFÍCEIS DE SEMIFINAL
A vaga como semifinalista é a mais ‘improvável’ de ocorrer, com chances remotas. Com a derrota para o Tombense, a equipe não tem chances de ser o melhor 2º colocado na tabela geral e só iria avançaria caso retomasse a liderança do Grupo B. Para que isso aconteça, será necessário vencer o Democrata/GV e uma derrota do Atlético para o Ipatinga em BH, desde que os resultados retirem uma diferença de nove gols de saldo em favor dos alvinegros. Além disso, precisaria de tropeço do Uberlândia contra o Cruzeiro.
TRIANGULAR DO REBAIXAMENTO
Hoje, o cenário contra o ‘torneio da morte’ é mais ‘favorável’ na tabela geral. O Democrata, próximo adversário villanovense, já está garantido na zona. Na rodada, Patrocinense x Pouso Alegre se enfrentam em duelo direto no Pedro Alves do Nascimento, com a certeza que uma das vagas sairá do confronto. O Ipatinga, que está dentro da degola, também está na briga sendo adversário indireto do Leão.
Na luta contra a triangular, o Villa Nova depende de si para decretar sua permanência. Caso empate ou perca, dependeria apenas de derrota do Tigre para o Galo na Arena MRV, sem precisar se preocupar, nesta questão, com o que ocorrerá em Patrocínio. Em hipótese de vitória ipatinguense, o cenário para escapar em caso de resultados atípicos do Leão seria:
Empate: Igualdade no jogo da Patrocinense com o Pouso Alegre ou derrotas de Itabirito e Uberlândia.
Derrota: Itabirito ou Uberlândia precisariam ser derrotados, de forma que o Saldo de Gols seja menor que o do Villa (ou gols marcados caso o saldo seja igual).
+ Acompanhe mais notícias do Leão do Bonfim pelo Portal Villa Nova, através do site, Instagram, Twitter, Facebook e YouTube.
TROFÉU INCONFIDÊNCIA E SÉRIE D 2025
O cenário para se classificar ao Troféu Inconfidência se assemelha ao da Triangular. Mas, neste caso, ao mesmo tempo que venha garantir a permanência, o Villa pode encerrar a temporada mais cedo caso fique em 9º lugar geral.
Um triunfo já coloca o Leão no torneio. Caso o Villa empate, precisaria também que Patrocinense e Pouso Alegre acabem empatados, além de tropeço do Ipatinga ou derrotas simples de Uberlândia e Itabirito. Caso seja derrotado, além de precisar da derrota ipatinguense, depende do revés de Itabirito e/ou Uberlândia sofrendo goleadas.
Uma classificação para o Troféu Inconfidência poderá garantir uma vaga ao Leão do Bonfim na Série D 2025. A confirmação só não ocorreria caso o Athletic tropece para a 9ª posição, deixando quatro clubes sem divisão entre o 5º – 8º geral. Vale destacar que o campeão também disputará a Copa do Brasil do ano que vem.
Tabela geral do Campeonato Mineiro:
Tabela dos grupos:
Pingback: Pré-jogo: Villa Nova visita o Democrata/GV buscando metas no fechamento da 1ª fase do Mineiro - Portal Villa Nova