sábado, maio 11, 2024
2023NotíciasTime Principal

Villa Nova perde para o Tombense e é vice-campeão do Troféu Inconfidência

Com o resultado, Leão do Bonfim depende de um fator externo para disputar a Copa do Brasil 2024

Tombense 3x2 Villa Nova 01/04/2023
Foto: Bruno Cantini/Villa Nova AC

Na noite desse sábado (1), o Villa Nova foi superado pelo Tombense de virada em Muriaé por 3×2. O placar, aliado à derrota na partida de ida, garantiram o Troféu Inconfidência ao Gavião Carcará. O Leão do Bonfim foi guerreiro, chegou a ter a vantagem necessária para garantir o título no placar, mas foi superado no segundo tempo e encerra sua participação no Campeonato Mineiro 2023 com a 6ª posição na classificação final.

Agora, os times seguirão o rumo do calendário. Enquanto o Tombense ainda disputará a terceira fase da Copa do Brasil 2023 e o Campeonato Brasileiro da Série B, o Villa Nova só voltará a campo em 2024, quando disputará o Campeonato Mineiro, o Campeonato Brasileiro da Série D e potencialmente a Copa do Brasil – o Leão ainda tem chances de disputar a copa nacional, mas para isso necessita que uma equipe mineira garanta a vaga na Copa Libertadores 2024.

PRIMEIRO TEMPO

A partida começou em um ritmo lento para ambas as equipes. Nos primeiros 30 minutos de jogo, a principal chance de gol partiu do ataque do Tombense, com um chute de Jaderson exigindo ação de Gabriel Parra. O jogo só saiu do banho-maria quando, aos 35 minutos, Vinício cobrou um lateral na área, que foi desviado pelo volante Elton e Dodô, sem dominar, emendou um chute com a perna esquerda. O Villa Nova abria o placar.

Dez minutos depois, um contra-ataque de manual, com as principais ações no campo de ataque: Dodô vê a movimentação de Alex Paulino em direção à linha de fundo, toca no “ponto futuro” e Alex cruza rasteiro para Thomasel, que chuta com tranquilidade e faz o segundo gol da partida. Naquele momento, o Leão do Bonfim conquistava o título do Troféu Inconfidência com a vantagem obtida.

Nos acréscimos, uma cobrança de falta por parte do Tombense levou perigo à defesa villa-novense. Daniel Amorim, sempre ele, reassume a artilharia do Campeonato Mineiro com um gol que foi revisado por 10 minutos pelos árbitros de vídeo. Mesmo com o gol sofrido, o Villa Nova aparentava estar em melhor momento no jogo.

SEGUNDO TEMPO

Na segunda etapa, a primeira chance veio com Thomasel, que chutou de fora da área e exigiu atividade de Felipe Garcia, que espalmou a bola por cima de gol. Quatro minutos depois, Matheus Frizzo manda um chute cruzado com força, de ação difícil para Gabriel Parra. O arqueiro villa-novense até tentou, mas não conseguiu evitar o gol de empate.

Com as duas equipes cansadas pelo ritmo da partida, não foram poucas as vezes que os jogadores de ambas as equipes reclamaram de desgaste na etapa final. O time do Tombense queimou as alterações possíveis bem cedo, impossibilitando mudanças nos momentos decisivos de partida. Mesmo assim, Matheus Frizzo marcou, aos 49 minutos do segundo tempo, o que se tornou o gol do título.

Apesar das duas derrotas na fase final, fica para o Villa Nova uma sensação de satisfação. Se até a goleada para o Cruzeiro a postura do time era um pouco apática no decorrer dos jogos, vimos uma equipe que procurou mais o jogo, mais ofensiva, e que rendeu como fruto dessa mudança o vice-campeonato do Troféu Inconfidência.

FICHA TÉCNICA
Tombense 3×2 Villa Nova

Campeonato Mineiro Módulo I 2023 – Troféu Inconfidência, final, jogo de volta
Data: 01/04/2023
Horário: 18h00
Estádio: Soares de Azevedo, Muriaé
Árbitro: Murilo Francisco Misson Junior
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Augusto Magno de Ramos
Árbitro de vídeo: Leonardo Rotondo Pinto
Gols: Dodô (VIL, 35’/1T), Thomasel (VIL, 45’/1T), Daniel Amorim (TOM, 50’/1T), Matheus Frizzo (TOM, 9’/2T), Matheus Frizzo (TOM, 49’/2T)
Cartões amarelos: Bruno Silva, Elton, Felipe Garcia, Roger Carvalho (TOM), João Vitor, Luan (VIL)

TOMBENSE
Felipe Garcia, Kevin (Wisney), Wesley, Roger Carvalho e Emerson (David); Elton (Pedro Costa), Bruno Silva e Matheus Frizzo; Jaderson, Daniel Amorim (Fernandão) e Alex Sandro (Marcelinho)
Técnico: Marcelo Chamusca

VILLA NOVA
Gabriel Parra, Cleiton Silva, Luizão, João Vitor (Michel Borges) e Vinício; Gabriel Santos, Alex Paulino (Renan) e Dodô; Thomasel, Luan e Léo Reis (Breninho)
Técnico: Cícero Júnior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *