segunda-feira, maio 6, 2024
2021Mais Informações e ExclusivasNotícias

Wagner Augusto lança livro especial sobre a conquista do Mineiro Módulo II

Historiador chega ao seu quarto livro relacionado ao clube alvirrubro abordando detalhes sobre o título e o acesso ao Módulo I do Campeonato Mineiro

Wagner Augusto exibe a nova obra: O Rugido do Leão do Bonfim
Foto: Reprodução/Wagner Augusto

“A Torcida no poder para salvar o Villa Nova Atlético Clube”, assim definiu Wagner Augusto na primeira página de uma mais obra que busca trazer mais sobre um capítulo importante na história do Leão, um marco que evidencia a reconstrução no qual o Villa Nova vive e que vem sendo eternizada a cada dia que passa, dentro e fora da instituição alvirrubra, agora em versos escritos em páginas.

O livro chamado de “O Rugido do Leão do Bonfim” foi lançado neste meio de Dezembro, a obra visa trazer mais detalhes sobre a campanha do Villa rumo à conquista do Campeonato Mineiro do Módulo II e o retorno à elite de Minas Gerais, uma temporada marcado pela tensão e pelo sufoco antes do campeonato até a fatura da taça e do acesso marcado pela união, dedicação e garra de todos os envolvidos, da arquibancada ao escritório.

Historiador, jornalista e atual Presidente do Conselho Deliberativo, Wagner Augusto Álvares de Freitas chegou à sexta obra de autoria, sendo o seu quarto livro relacionado ao Villa Nova e a segunda ainda em 2021, a obra vem meses depois de Wagner realizar o “upgrade” do almanaque com jogos disputados na última década. Além do novo livro “O Rugido do Leão do Bonfim”, o historiador do Leão também foi autor das seguintes obras sobre a história alvirrubra:

Livro: O Rugido do Leão do Bonfim - A Torcida no poder para salvar o Villa Nova Atlético Clube (Wagner Augusto)
Capa do novo livro “O Rugido do Leão do Bonfim”
Foto: Reprodução/Wagner Augusto

O Portal realizou uma entrevista exclusiva com o autor, onde aborda mais sobre o lançamento do novo livro e a importância que o mesmo traz para a valorização histórica de mais uma etapa dos 113 Anos do Villa, confira a entrevista completa abaixo:

– Wagner, já é a sua sexta obra sendo a quarta dedicada ao Leão do Bonfim. Para você, como historiador, qual o seu sentimento ao registrar numa plataforma impressa mais um capítulo da história do Leão?

Wagner: “É uma sensação muito agradável e sinto-me recompensado por todo o sacrifício envolvido na redação, edição e publicação dos livros sobre o Villa, [ao todo] Já são 1.655 páginas! A conquista do Campeonato Mineiro do Módulo II deste ano não poderia ficar de fora de um relato detalhado porque se tratou de um título épico. De azarão, o Villa se tornou campeão! Graças a verdadeiros villa-novenses que desceram da arquibancada para assumir os Poderes da instituição e evitar a morte do Leão. Essa história merecia um livro!!!”

– Como foi o processo de idealizar mais essa obra que agrega muito para a história villa-novense?

Wagner: “Logo após o Villa levantar o troféu, no dia 3 de outubro de 2021 comecei a redigir o livro. Como assisti a todos os jogos, a maioria deles nos estádios, em Nova Lima e em outras cidades, fui testemunha ocular das dificuldades enfrentadas pelo time e pela Diretoria Executiva. Foi o Campeonato Mineiro do Módulo II mais difícil da história! Muito equilibrado e com clubes que investiram pesado, muito mais do que o Villa. Tinha fotos excelentes e todos os detalhes dos 17 jogos, daí redigi mais esse capítulo épico da trajetória do Leão do Bonfim.”

– O que se pretende trazer ao torcedor e ao fã do futebol com esse livro após a conquista que marcou um retorno ao nosso lugar, que é a elite do Mineiro?

Wagner: “O principal objetivo de livros como O RUGIDO DO LEÃO DO BONFIM é resgatar e preservar a história do Villa. Infelizmente, o brasileiro lê muito pouco, cerca de dois livros por ano! Isso explica as mazelas educacionais do Brasil. E o torcedor tem péssima memória, se perguntarmos hoje sobre detalhes da conquista ocorrida há pouco mais de dois meses, muitos não saberão dizer muita coisa, quais foram os adversários, os atletas, os autores dos gols etc. Um povo sem memória está condenado ao atraso. Por isso escrevo os livros, para que uma linda caminhada de 113 anos não se perca nas brumas da amnésia coletiva.”

– Por último, o que você quer repassar ao torcedor do quão importante é valorizar a história do Villa Nova como demonstra essa e outras obras?

Wagner: “A história é um farol que vem do passado para iluminar o presente e projetar um futuro melhor, evitando a repetição dos erros cometidos. No caso do Villa, o que mais existiu foram terríveis erros administrativos que jogaram o clube no fundo do poço, o meu livro conta parte dessa tragédia e mostra como a mentalidade dos atuais dirigentes salvou o Leão da extinção. Nenhum dos dirigentes do passado aceitaria firmar a parceria com o Coimbra, pois todos os recursos do Villa foram diretamente para os cofres do clube de Contagem. Enfim, quem não conhecer a fundo a história do Villa não saberá gostar da instituição como ela merece e poderá repetir os erros que causaram a sua derrocada.”

SOBRE A AQUISIÇÃO DO LIVRO
O livro tem o custo de 70 Reais, com as despesas de frete via correios já inclusas na compra, para realizar pedido e mais detalhes para a aquisição, basta entrar em contato direto com o autor pelo Whatsapp: (31)98852-5513 ou via e-mail para: wagnervillanova@gmail.com

Verso do livro possui foto de campeão
Foto: Reprodução/Wagner Augusto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *