Villa Nova é o quarto time que mais participou de Campeonatos Mineiros
Leão do Bonfim irá participar da elite do estadual mais uma vez
O ano de 2022 já se iniciou e o Villa já está preparado para disputar sua 93ª edição de Campeonato Mineiro em todos os seus 113 anos de história. Com uma tradição inigualável fora da capital Belo Horizonte, o Leão carrega nas costas também o fato de ser o maior campeão do interior (cinco títulos). Confira algumas curiosidades e fatos que fizeram o Villa chegar a esse impressionante número.
PRIMEIRAS PARTICIPAÇÕES
Por mais que o Villa seja o segundo time mais antigo de Minas Gerais, atrás apenas do Atlético Mineiro, o bravo Leão não podia participar das primeiras edições do Campeonato Mineiro que na época era um torneio formado exclusivamente por times de Belo Horizonte. O Villa é um time fundado em Nova Lima, e a distância entre as cidades na época dificultava muita coisa devido a estrada não ser uma via tão acessível e além do fato de precisar da boa vontade dos times belo-horizontinos para ir jogar fora da capital. Dessa forma o Leão só foi disputar seu primeiro Estadual de fato em 1927. Nesse campeonato, o Villa desistiu da competição no segundo turno e foi punido pela Liga Mineira de Desportos Terrestres a jogar em 1928 todas as partidas em Belo Horizonte.
Na era amadora o Villa chegou a participar da competição por cinco ocasiões, já na era profissional disputou o campeonato por 87 vezes.
SEQUÊNCIA DE TÍTULOS
O Villa conquistou seguidamente quatro Campeonatos Mineiros na década de 30. Os títulos de 1932, 1933, 1934 e 1935 foram conquistados com muito suor por elencos que formavam quase que uma seleção alvirrubra. O Leão chegou a ser considerado várias vezes como o time mineiro mais forte e perigoso daquela época. Com muita frequência era convidado a fazer amistosos com equipes cariocas e também paulistas, devido a boa qualidade de seus elencos.
TRADIÇÃO INCOMPARÁVEL
O fato do Villa ser um time de fora da capital faz com que seus feitos sejam mais surpreendentes ainda, já que não é fácil manter toda uma cultura em torno de um clube quando se tem três times gigantes bem ao lado na cidade de Belo Horizonte. Até o ano de 2022, o Leão já disputou pela elite:
1.638 – Jogos
594 – Vitórias
434 – Empates
610 – Derrotas
Números esses que só são superados pelas três equipes da capital. Nenhum outro time mineiro chega perto do Villa quando o assunto é história em Minas Gerais. Desde que começou a disputar a Elite Estadual, o Villa só ficou de fora por rebaixamento duas vezes (1995 e 2021).
Para 2022, a cidade está muito animada para poder ver o retorno do glorioso Leão do Bonfim aos gramados da elite! O Campeonato para o Villa se inicia dia 26, às 19h contra o Atlético Mineiro em Nova Lima.