domingo, abril 28, 2024
2024Mais Informações e ExclusivasNotícias

Villa Nova conquista desbloqueio de receitas e avança por Recuperação Judicial

Decisão judicial 'derruba' bloqueios financeiros do Villa Nova, que buscará Recuperação Judicial
Foto: Bruno Cantini/Villa Nova

Na tarde desta segunda-feira (4), o Villa Nova conquistou uma importante vitória no tribunal. Após decisão oriunda do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, na Comarca de Nova Lima, o clube conseguiu o deferimento do desbloqueio das contas da instituição, pelo período de 30 dias. Com isso, o Leão consegue liberar as verbas referentes a premiação da Copa do Brasil, cota de televisão do Campeonato Mineiro e até penhoras de bilheteria. Os valores podem aproximar de R$2,5 milhões. A informação foi dita em primeira mão nas redes sociais do Portal.

Na decisão, foi acatado os pedidos do Leão do Bonfim diante da demonstração do momento financeiro delicado. Foi solicitado a suspensão das execuções contra o Alvirrubro, que resultavam nos bloqueios, além de proibir eventuais tipos de penhora, retenção ou outros tipos que bloqueariam as contas villanovenses, por 30 dias. No caso, ficou entendido que a ‘recusa’ e manutenção dos bloqueios, poderiam prejudicar no fluxo da instituição.

O ‘martelo batido’ é um passo importante diante da situação, que ainda há momentos de crise nas receitas do Villa Nova. Além do desafogo das receitas em 2024 e a possibilidade de amenizar algumas despesas vigentes, o Leão do Bonfim avança para a realização de uma Recuperação Judicial (RJ). O pedido principal para dar andamento a este processo também deve ocorrer no mesmo período da suspensão das retenções.

+ Acompanhe mais notícias do Leão do Bonfim pelo Portal Villa Nova, através do site, InstagramTwitterFacebook e YouTube.

O QUE É A RECUPERAÇÃO JUDICIAL?

A RJ, como é conhecida, é um processo comum no futebol para clubes em grande endividamento. Na prática, a instituição entra na justiça pedindo este tipo de ‘intervenção’, e sendo viabilizada, a entidade esportiva consegue dispor de alguns instrumentos para negociar seus débitos com os credores. Isso faz com que haja um planejamento eficaz no pagamento de dívidas, além de evitar que a equipe venha a fechar as portas. Times como Cruzeiro, Coritiba, Figueirense e Chapecoense, recorreram a esta medida.

O Portal Villa Nova conversou com o Dr. Gustavo Lopes, advogado especialista em direito desportivo e conselheiro do clube, que destacou a importância do passo villanovense nos tribunais. Para ele, o mecanismo será essencial até na formação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

“Essa decisão é fundamental, para a reorganização do planejamento. E mais ainda, se existe a vontade do projeto se organizar em SAF, isso viabilizar a organizar a casa, para que um grupo investidor venha montar a Sociedade Anônima. Na prática, com a antecipação dos efeitos do pedido de Recuperação Judicial, o Villa teria a suspensão de todas as execuções por 180 dias.
No prazo, o Villa Nova terá a oportunidade de negociar de maneira coletiva com os credores. E dentro disto, caso a equipe venha a constituir sua SAF, uma vez terminado este prazo, as dívidas podem entrar até o Regime Centralizado de Execuções (RCE). Entrando nisto, o Villa pode ganhar de seis à dez anos para pagar os credores.”

Nas redes sociais, um dos advogados do Villa Nova celebrou o resultado positivo. Veja:

2 thoughts on “Villa Nova conquista desbloqueio de receitas e avança por Recuperação Judicial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *